CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560 |
Resumo: | No estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual. |
id |
URI-5_8ba7d2be64ebf3f60dc0d564f754e3f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/560 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)ReflexãoAlfabetização CientíficaCTSFormação continuadaNo estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/56010.31512/encitec.v11i3.560Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 106-1182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560/254Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Zacarias Lopes, WernerNunes Garcia, Rosane 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/560Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
title |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) Zacarias Lopes, Werner Reflexão Alfabetização Científica CTS Formação continuada |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) |
author |
Zacarias Lopes, Werner |
author_facet |
Zacarias Lopes, Werner Nunes Garcia, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Garcia, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias Lopes, Werner Nunes Garcia, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Alfabetização Científica CTS Formação continuada |
topic |
Reflexão Alfabetização Científica CTS Formação continuada |
description |
No estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560 10.31512/encitec.v11i3.560 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garcia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garcia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 106-118 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333698072576 |