O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa de Souza, Graciele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira de Souza, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
Resumo: A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.
id URI-5_a104a15f05265c52f93e265541f2e9cd
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1260
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?Desafio na Utilização das TICEnsino de CiênciasEnsino Remoto EmergencialA utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/126010.31512/encitec.v13i3.1260Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-2452237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa de Souza, GracieleVieira de Souza, Rosangela2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1260Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
spellingShingle O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
Rosa de Souza, Graciele
Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
title_short O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_full O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_fullStr O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_full_unstemmed O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_sort O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
author Rosa de Souza, Graciele
author_facet Rosa de Souza, Graciele
Vieira de Souza, Rosangela
author_role author
author2 Vieira de Souza, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa de Souza, Graciele
Vieira de Souza, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
topic Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
description A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
10.31512/encitec.v13i3.1260
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-245
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333239844864