O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
DOI: | 10.31512/encitec.v13i3.1260 |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 |
Resumo: | A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo. |
id |
URI-5_a104a15f05265c52f93e265541f2e9cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1260 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
spelling |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?Desafio na Utilização das TICEnsino de CiênciasEnsino Remoto EmergencialA utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/126010.31512/encitec.v13i3.1260Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-2452237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa de Souza, GracieleVieira de Souza, Rosangela2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1260Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
spellingShingle |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? Rosa de Souza, Graciele Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial Rosa de Souza, Graciele Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
title_short |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_full |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_fullStr |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_full_unstemmed |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_sort |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
author |
Rosa de Souza, Graciele |
author_facet |
Rosa de Souza, Graciele Rosa de Souza, Graciele Vieira de Souza, Rosangela Vieira de Souza, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Vieira de Souza, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa de Souza, Graciele Vieira de Souza, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
topic |
Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
description |
A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 10.31512/encitec.v13i3.1260 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-245 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1822178924551995392 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1260 |