O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa de Souza, Graciele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira de Souza, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
DOI: 10.31512/encitec.v13i3.1260
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
Resumo: A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.
id URI-5_a104a15f05265c52f93e265541f2e9cd
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1260
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
spelling O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?Desafio na Utilização das TICEnsino de CiênciasEnsino Remoto EmergencialA utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/126010.31512/encitec.v13i3.1260Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-2452237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa de Souza, GracieleVieira de Souza, Rosangela2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1260Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
spellingShingle O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
Rosa de Souza, Graciele
Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
Rosa de Souza, Graciele
Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
title_short O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_full O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_fullStr O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_full_unstemmed O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
title_sort O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
author Rosa de Souza, Graciele
author_facet Rosa de Souza, Graciele
Rosa de Souza, Graciele
Vieira de Souza, Rosangela
Vieira de Souza, Rosangela
author_role author
author2 Vieira de Souza, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa de Souza, Graciele
Vieira de Souza, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
topic Desafio na Utilização das TIC
Ensino de Ciências
Ensino Remoto Emergencial
description A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
10.31512/encitec.v13i3.1260
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-245
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1822178924551995392
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1260