O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 |
Resumo: | A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo. |
id |
URI-5_a104a15f05265c52f93e265541f2e9cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1260 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?Desafio na Utilização das TICEnsino de CiênciasEnsino Remoto EmergencialA utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/126010.31512/encitec.v13i3.1260Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-2452237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa de Souza, GracieleVieira de Souza, Rosangela2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1260Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
spellingShingle |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? Rosa de Souza, Graciele Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
title_short |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_full |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_fullStr |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_full_unstemmed |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
title_sort |
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? |
author |
Rosa de Souza, Graciele |
author_facet |
Rosa de Souza, Graciele Vieira de Souza, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Vieira de Souza, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa de Souza, Graciele Vieira de Souza, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
topic |
Desafio na Utilização das TIC Ensino de Ciências Ensino Remoto Emergencial |
description |
A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 10.31512/encitec.v13i3.1260 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260/666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 231-245 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333239844864 |