O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51 |
Resumo: | Este trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado, pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã. |
id |
URI-5_bd29eb36fecc6b8e9b65d9fb087726bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/51 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA Ensino de FísicaEducação CTSAFormação de professoresEste trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado, pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/5110.31512/encitec.v14i1.51Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 133-1512237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51/735Copyright (c) 2024 André Luis do Amaral Junior, Bruno Miranda Dalchau, Danielle do Rocio Laskowski, Henrique de Oliveira Bonato, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Thiago Augusto Moreira Toniolohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuis do Amaral Junior, André Miranda Dalchau, Brunodo Rocio Laskowski, Danielle de Oliveira Bonato, Henrique Alessi Guebur Roehrig, SilmaraMoreira Toniolo, Thiago Augusto2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/51Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
title |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
spellingShingle |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA Luis do Amaral Junior, André Ensino de Física Educação CTSA Formação de professores |
title_short |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
title_full |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
title_fullStr |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
title_full_unstemmed |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
title_sort |
O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA |
author |
Luis do Amaral Junior, André |
author_facet |
Luis do Amaral Junior, André Miranda Dalchau, Bruno do Rocio Laskowski, Danielle de Oliveira Bonato, Henrique Alessi Guebur Roehrig, Silmara Moreira Toniolo, Thiago Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Miranda Dalchau, Bruno do Rocio Laskowski, Danielle de Oliveira Bonato, Henrique Alessi Guebur Roehrig, Silmara Moreira Toniolo, Thiago Augusto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luis do Amaral Junior, André Miranda Dalchau, Bruno do Rocio Laskowski, Danielle de Oliveira Bonato, Henrique Alessi Guebur Roehrig, Silmara Moreira Toniolo, Thiago Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Educação CTSA Formação de professores |
topic |
Ensino de Física Educação CTSA Formação de professores |
description |
Este trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado, pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51 10.31512/encitec.v14i1.51 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51/735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 133-151 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333100384256 |