O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis do Amaral Junior, André
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Miranda Dalchau, Bruno, do Rocio Laskowski, Danielle, de Oliveira Bonato, Henrique, Alessi Guebur Roehrig, Silmara, Moreira Toniolo, Thiago Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51
Resumo: Este trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado,  pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã.
id URI-5_bd29eb36fecc6b8e9b65d9fb087726bd
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/51
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA Ensino de FísicaEducação CTSAFormação de professoresEste trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado,  pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/5110.31512/encitec.v14i1.51Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 133-1512237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51/735Copyright (c) 2024 André Luis do Amaral Junior, Bruno Miranda Dalchau, Danielle do Rocio Laskowski, Henrique de Oliveira Bonato, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Thiago Augusto Moreira Toniolohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuis do Amaral Junior, André Miranda Dalchau, Brunodo Rocio Laskowski, Danielle de Oliveira Bonato, Henrique Alessi Guebur Roehrig, SilmaraMoreira Toniolo, Thiago Augusto2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/51Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
title O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
spellingShingle O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
Luis do Amaral Junior, André
Ensino de Física
Educação CTSA
Formação de professores
title_short O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
title_full O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
title_fullStr O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
title_full_unstemmed O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
title_sort O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTSA
author Luis do Amaral Junior, André
author_facet Luis do Amaral Junior, André
Miranda Dalchau, Bruno
do Rocio Laskowski, Danielle
de Oliveira Bonato, Henrique
Alessi Guebur Roehrig, Silmara
Moreira Toniolo, Thiago Augusto
author_role author
author2 Miranda Dalchau, Bruno
do Rocio Laskowski, Danielle
de Oliveira Bonato, Henrique
Alessi Guebur Roehrig, Silmara
Moreira Toniolo, Thiago Augusto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis do Amaral Junior, André
Miranda Dalchau, Bruno
do Rocio Laskowski, Danielle
de Oliveira Bonato, Henrique
Alessi Guebur Roehrig, Silmara
Moreira Toniolo, Thiago Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Educação CTSA
Formação de professores
topic Ensino de Física
Educação CTSA
Formação de professores
description Este trabalho aborda a educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na prática de um professor de física da educação básica, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID. O objetivo é compreender quais aspectos da formação do professor o levaram a construir sua prática docente pautada na educação CTSA, e como ela se concretiza. O sujeito é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atuou como supervisor do projeto PIBID/Física/UTFPR. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além de observações das aulas ao longo do acompanhamento das atividades na escola onde trabalha. Para a discussão dos resultados, foram analisados excertos da entrevista, interpretados a partir de elementos da Análise do Discurso Crítica. Como resultado,  pode-se inferir que o corpus analisado contém manifestações interdiscursivas compatíveis com as presentes na abordagem que leva em conta as relações CTSA, e corrobora com sua práxis docente, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. Conclui-se que o sujeito construiu tal compreensão ao longo do processo de formação como profissional, na medida em que buscou priorizar o objetivo de proporcionar aos seus estudantes uma formação científica mais humana e cidadã.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51
10.31512/encitec.v14i1.51
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/51/735
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 133-151
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333100384256