ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661 |
Resumo: | Neste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos. |
id |
URI-5_bef09cc2c23d66dc533fc9a46bf041cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/661 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19Relato de experiênciaEducação na pandemiaEJANeste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/66110.31512/encitec.v13i3.661Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 466-4812237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661/689Copyright (c) 2023 Pedro Gaspechoski, Tiago Venturihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, PedroVenturi, Tiago2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/661Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 Costa, Pedro Relato de experiência Educação na pandemia EJA |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 |
author |
Costa, Pedro |
author_facet |
Costa, Pedro Venturi, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Venturi, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Pedro Venturi, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relato de experiência Educação na pandemia EJA |
topic |
Relato de experiência Educação na pandemia EJA |
description |
Neste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661 10.31512/encitec.v13i3.661 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pedro Gaspechoski, Tiago Venturi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pedro Gaspechoski, Tiago Venturi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 466-481 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333134987264 |