Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Luiz Eduardo Freitas de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sabino, Elisangela Batista Sales, Firmino, Marcos Vinicius de Menezes, Araujo, Monalisa Pôrto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849
Resumo: A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.
id VERACRUZ-0_3e80528682474be1d3ba1669a62036cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56849
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia EJAciênciasensinopandemiaA Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5684910.34117/bjdv9n1-392Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5763-5776Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5763-5776Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5763-57762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849/41694Moura, Luiz Eduardo Freitas deSabino, Elisangela Batista SalesFirmino, Marcos Vinicius de MenezesAraujo, Monalisa Pôrtoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T19:32:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56849Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:12.592196Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
title Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
spellingShingle Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
Moura, Luiz Eduardo Freitas de
EJA
ciências
ensino
pandemia
title_short Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
title_full Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
title_fullStr Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
title_full_unstemmed Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
title_sort Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
author Moura, Luiz Eduardo Freitas de
author_facet Moura, Luiz Eduardo Freitas de
Sabino, Elisangela Batista Sales
Firmino, Marcos Vinicius de Menezes
Araujo, Monalisa Pôrto
author_role author
author2 Sabino, Elisangela Batista Sales
Firmino, Marcos Vinicius de Menezes
Araujo, Monalisa Pôrto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Luiz Eduardo Freitas de
Sabino, Elisangela Batista Sales
Firmino, Marcos Vinicius de Menezes
Araujo, Monalisa Pôrto
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
ciências
ensino
pandemia
topic EJA
ciências
ensino
pandemia
description A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849
10.34117/bjdv9n1-392
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849/41694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5763-5776
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5763-5776
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5763-5776
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645627295268864