Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849 |
Resumo: | A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico. |
id |
VERACRUZ-0_3e80528682474be1d3ba1669a62036cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56849 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia EJAciênciasensinopandemiaA Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5684910.34117/bjdv9n1-392Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5763-5776Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5763-5776Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5763-57762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849/41694Moura, Luiz Eduardo Freitas deSabino, Elisangela Batista SalesFirmino, Marcos Vinicius de MenezesAraujo, Monalisa Pôrtoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T19:32:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56849Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:12.592196Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
title |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
spellingShingle |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia Moura, Luiz Eduardo Freitas de EJA ciências ensino pandemia |
title_short |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
title_full |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
title_fullStr |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
title_sort |
Ensino de ciências na EJA: sensibilização para o ensino no pós-pandemia |
author |
Moura, Luiz Eduardo Freitas de |
author_facet |
Moura, Luiz Eduardo Freitas de Sabino, Elisangela Batista Sales Firmino, Marcos Vinicius de Menezes Araujo, Monalisa Pôrto |
author_role |
author |
author2 |
Sabino, Elisangela Batista Sales Firmino, Marcos Vinicius de Menezes Araujo, Monalisa Pôrto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Luiz Eduardo Freitas de Sabino, Elisangela Batista Sales Firmino, Marcos Vinicius de Menezes Araujo, Monalisa Pôrto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA ciências ensino pandemia |
topic |
EJA ciências ensino pandemia |
description |
A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnóstico com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849 10.34117/bjdv9n1-392 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56849/41694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5763-5776 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5763-5776 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5763-5776 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645627295268864 |