USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Costa, Felix
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Verçosa, Cícero Jorge, de Araújo Castro, Ícaro Fillipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno.
id URI-5_f1d6fc43a9459300f071abb5cb7b27a0
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/988
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTOensino médioensino de ciências e biologiahistória em quadrinhoO presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/98810.31512/encitec.v13i1.988Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 44-602237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988/527Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Costa, Felix Verçosa, Cícero Jorge de Araújo Castro, Ícaro Fillipe 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/988Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
title USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
spellingShingle USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
Gomes da Costa, Felix
ensino médio
ensino de ciências e biologia
história em quadrinho
title_short USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
title_full USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
title_fullStr USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
title_full_unstemmed USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
title_sort USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
author Gomes da Costa, Felix
author_facet Gomes da Costa, Felix
Verçosa, Cícero Jorge
de Araújo Castro, Ícaro Fillipe
author_role author
author2 Verçosa, Cícero Jorge
de Araújo Castro, Ícaro Fillipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Costa, Felix
Verçosa, Cícero Jorge
de Araújo Castro, Ícaro Fillipe
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médio
ensino de ciências e biologia
história em quadrinho
topic ensino médio
ensino de ciências e biologia
história em quadrinho
description O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988
10.31512/encitec.v13i1.988
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988/527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 44-60
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333191610368