USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno. |
id |
URI-5_f1d6fc43a9459300f071abb5cb7b27a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/988 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTOensino médioensino de ciências e biologiahistória em quadrinhoO presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/98810.31512/encitec.v13i1.988Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 44-602237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988/527Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Costa, Felix Verçosa, Cícero Jorge de Araújo Castro, Ícaro Fillipe 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/988Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
title |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
spellingShingle |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO Gomes da Costa, Felix ensino médio ensino de ciências e biologia história em quadrinho |
title_short |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_full |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_fullStr |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_full_unstemmed |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
title_sort |
USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO |
author |
Gomes da Costa, Felix |
author_facet |
Gomes da Costa, Felix Verçosa, Cícero Jorge de Araújo Castro, Ícaro Fillipe |
author_role |
author |
author2 |
Verçosa, Cícero Jorge de Araújo Castro, Ícaro Fillipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Costa, Felix Verçosa, Cícero Jorge de Araújo Castro, Ícaro Fillipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino médio ensino de ciências e biologia história em quadrinho |
topic |
ensino médio ensino de ciências e biologia história em quadrinho |
description |
O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988 10.31512/encitec.v13i1.988 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/988/527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 44-60 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333191610368 |