ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basei, Andréia Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.
id USCS-2_0ab2da34c7c033fb667880230e06326e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8077
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICASEducação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.Child education. Remote teaching. Pedagogical practices.Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.This paper aims to analyze the perception of teachers about the development of remote teaching in early childhood education during the 2020 school year, marked by the Covid-19 pandemic. Through a qualitative descriptive and field research, a dialogue was carried out with ten teachers from public institutions of early childhood education in four small municipalities in the central micro-region of the state of Paraná/Brazil. Data were analyzed using content analysis. The study highlights the challenges of remote pedagogical practices, which needed to be revised and reinvented in an emergency scenario that did not allow for adequate planning and preparation of teachers, structures, equipment, resources and pedagogical materials. It is concluded that the pandemic brought challenges to the educational sector and that teachers have shown themselves to be resilient to ensure the quality of the teaching and learning process of children.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/807710.13037/rea-e.vol6n12.8077Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077/3641Copyright (c) 2022 Andréia Paula Baseihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasei, Andréia Paula2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8077Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
spellingShingle ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Basei, Andréia Paula
Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.
Child education. Remote teaching. Pedagogical practices.
title_short ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_full ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_fullStr ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_sort ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
author Basei, Andréia Paula
author_facet Basei, Andréia Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basei, Andréia Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.
Child education. Remote teaching. Pedagogical practices.
topic Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.
Child education. Remote teaching. Pedagogical practices.
description Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077
10.13037/rea-e.vol6n12.8077
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077/3641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Andréia Paula Basei
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Andréia Paula Basei
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887882067968