ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças. |
id |
USCS-2_0ab2da34c7c033fb667880230e06326e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8077 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICASEducação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas.Child education. Remote teaching. Pedagogical practices.Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças.This paper aims to analyze the perception of teachers about the development of remote teaching in early childhood education during the 2020 school year, marked by the Covid-19 pandemic. Through a qualitative descriptive and field research, a dialogue was carried out with ten teachers from public institutions of early childhood education in four small municipalities in the central micro-region of the state of Paraná/Brazil. Data were analyzed using content analysis. The study highlights the challenges of remote pedagogical practices, which needed to be revised and reinvented in an emergency scenario that did not allow for adequate planning and preparation of teachers, structures, equipment, resources and pedagogical materials. It is concluded that the pandemic brought challenges to the educational sector and that teachers have shown themselves to be resilient to ensure the quality of the teaching and learning process of children.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/807710.13037/rea-e.vol6n12.8077Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077/3641Copyright (c) 2022 Andréia Paula Baseihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasei, Andréia Paula2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8077Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
title |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Basei, Andréia Paula Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas. Child education. Remote teaching. Pedagogical practices. |
title_short |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
title_full |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
title_sort |
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
author |
Basei, Andréia Paula |
author_facet |
Basei, Andréia Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basei, Andréia Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas. Child education. Remote teaching. Pedagogical practices. |
topic |
Educação infantil. Ensino remoto. Práticas pedagógicas. Child education. Remote teaching. Pedagogical practices. |
description |
Este trabalho se propõe a analisar a percepção das professoras sobre o desenvolvimento do ensino remoto na educação infantil durante o ano letivo de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, foi realizada uma interlocução com dez professoras de instituições públicas de educação infantil de quatro municípios de pequeno porte da microrregião norte central do estado do Paraná/Brasil. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo. O estudo evidencia os desafios das práticas pedagógicas remotas, as quais precisaram ser revistas e reinventadas diante de um cenário de emergência que não possibilitou o planejamento e a preparação adequada das professoras, das estruturas, equipamentos, recursos e materiais pedagógicos. Conclui-se que a pandemia trouxe desafios para o setor educacional e que as professoras têm se mostrado resilientes para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077 10.13037/rea-e.vol6n12.8077 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8077/3641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andréia Paula Basei https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andréia Paula Basei https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887882067968 |