A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Elisabete
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7783
Resumo: Resumo: Partindo de estudos sobre educação integral humanista, o objetivo deste ensaio é apresentar os pressupostos político-pedagógicos para uma alfabetização libertadora, com base no pensamento de Paulo Freire. O caráter humanizador, emancipatório e democrático da pedagogia freireana fundamenta uma alfabetização plena e cidadã, na qual o desenvolvimento cognitivo, físico, cultural, emocional, ético e político não se dissociam. Nesse grave momento em que o mundo é atingido por uma pandemia de proporções inimagináveis, as crianças, mais do que nunca, precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas fragilidades, potencialidades e formas peculiares de viver esse momento inusitado. A alfabetização libertadora promove sua intensa participação como sujeitos na produção criativa do conhecimento. Nas palavras de Freire, a leitura de mundo, que antecede a leitura da palavra, amplia-se nos processos de leitura e escrita e vai se tornando mais crítica para a construção de uma sociedade com justiça social e menos desigualdades.  
id USCS-2_3bdb81f2941db2ffcb35e8aa7882e556
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7783
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORAKeywords: Emancipatory literacy. Comprehensive education. Paulo Freire.Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.Resumo: Partindo de estudos sobre educação integral humanista, o objetivo deste ensaio é apresentar os pressupostos político-pedagógicos para uma alfabetização libertadora, com base no pensamento de Paulo Freire. O caráter humanizador, emancipatório e democrático da pedagogia freireana fundamenta uma alfabetização plena e cidadã, na qual o desenvolvimento cognitivo, físico, cultural, emocional, ético e político não se dissociam. Nesse grave momento em que o mundo é atingido por uma pandemia de proporções inimagináveis, as crianças, mais do que nunca, precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas fragilidades, potencialidades e formas peculiares de viver esse momento inusitado. A alfabetização libertadora promove sua intensa participação como sujeitos na produção criativa do conhecimento. Nas palavras de Freire, a leitura de mundo, que antecede a leitura da palavra, amplia-se nos processos de leitura e escrita e vai se tornando mais crítica para a construção de uma sociedade com justiça social e menos desigualdades.  Abstract: Studies on integral humanista education support this essay with aim of presenting political-pedagogical assumptions for an emancipatory literacy, based on the work of Paulo Freire. The humanizing, emancipatory and democratic character of Freire´s pedagogy underlies a full and Citizen literacy, in which the cognitive, physical, cultural, emotional, ethical and political development are inseparable. In this serious moment when the world is hit by a pandemic of unimaginable proportions, children, more than ever, need to be heard, welcomed and respected in their fragilities, potentialities and peculiar ways of living this unusual moment. Liberating literacy promotes their intense participation as subjects in the creative production of knowledge. In Freire´s words, the reading of the world, which precedes the reading of the word, expands in the processes of reading and writing and is becoming more critical for the construction of a society with social justice and less inequality.    Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/778310.13037/rea-e.vol6n11.7783Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7783/3396Copyright (c) 2021 Elisabete Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Elisabete2022-10-05T17:26:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7783Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
title A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
spellingShingle A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
Campos, Elisabete
Keywords: Emancipatory literacy. Comprehensive education. Paulo Freire.
Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.
title_short A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
title_full A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
title_fullStr A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
title_sort A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA
author Campos, Elisabete
author_facet Campos, Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Keywords: Emancipatory literacy. Comprehensive education. Paulo Freire.
Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.
topic Keywords: Emancipatory literacy. Comprehensive education. Paulo Freire.
Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.
description Resumo: Partindo de estudos sobre educação integral humanista, o objetivo deste ensaio é apresentar os pressupostos político-pedagógicos para uma alfabetização libertadora, com base no pensamento de Paulo Freire. O caráter humanizador, emancipatório e democrático da pedagogia freireana fundamenta uma alfabetização plena e cidadã, na qual o desenvolvimento cognitivo, físico, cultural, emocional, ético e político não se dissociam. Nesse grave momento em que o mundo é atingido por uma pandemia de proporções inimagináveis, as crianças, mais do que nunca, precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas fragilidades, potencialidades e formas peculiares de viver esse momento inusitado. A alfabetização libertadora promove sua intensa participação como sujeitos na produção criativa do conhecimento. Nas palavras de Freire, a leitura de mundo, que antecede a leitura da palavra, amplia-se nos processos de leitura e escrita e vai se tornando mais crítica para a construção de uma sociedade com justiça social e menos desigualdades.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7783
10.13037/rea-e.vol6n11.7783
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7783
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n11.7783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7783/3396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elisabete Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elisabete Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 11 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971325784064