PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Campos, Glauco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Almir Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8194
Resumo: E-learning has demanded the attention of scholars about this new teaching modality that discuss: teacher training, mediation, mentoring, methodologies and teaching practices. Thinking about E-learning means revisiting the relationship between teachers and students, the use of available materials and resources, courses proposals that are feasible through online teaching platforms, the use of ICT, the construction of learning in a collective way and the possibility of creating the autonomy of learning in the student. Thus, this research aims to analyze the training process that is given and the teaching practice of the Management professional who operates in E-learning through qualitative research, relying on content analysis. The results show that teachers exercise double careers - organizations and schools. There are gaps in the pedagogical training of the graduates who work in teaching and many of them promote only continuous training directed to the labor market, which makes the teaching practice more difficult.
id USCS-2_4cc9d86154899ee9b76b75f018c0e81e
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8194
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRODocênciaTutoriaEnsino a DistânciaE-learning has demanded the attention of scholars about this new teaching modality that discuss: teacher training, mediation, mentoring, methodologies and teaching practices. Thinking about E-learning means revisiting the relationship between teachers and students, the use of available materials and resources, courses proposals that are feasible through online teaching platforms, the use of ICT, the construction of learning in a collective way and the possibility of creating the autonomy of learning in the student. Thus, this research aims to analyze the training process that is given and the teaching practice of the Management professional who operates in E-learning through qualitative research, relying on content analysis. The results show that teachers exercise double careers - organizations and schools. There are gaps in the pedagogical training of the graduates who work in teaching and many of them promote only continuous training directed to the labor market, which makes the teaching practice more difficult.O ensino na modalidade a distância tem demandado a atenção de estudiosos sobre temas como formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A docência, por sua vez, torna-se um desafio, visto que boa parte dos professores são bacharéis e, em sua maioria, não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. Assim, o problema desta pesquisa reside na prática docente do administrador que atua como professor no EAD. Por meio de pesquisa qualitativa, apoiando-se na análise de conteúdo, objetivou-se com este trabalho analisar as práticas dos professores que atuam no curso de graduação em Administração do Consórcio CEDERJ, em busca de se identificar competências, habilidades e atitudes docentes para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a EAD. Os resultados evidenciam que os professores exercem dupla carreira - em organizações mercadológicas e na instituição de ensino. Ademais, existem lacunas na formação docente, sendo que muitos deles promovem apenas a formação continuada, direcionada para o mercado de trabalho, tornando a prática docente mais difícil.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/819410.13037/rea-e.vol7n13.8194Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8194/3781Copyright (c) 1969 Glauco Carvalho Campos, Almir Martins Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Campos, GlaucoVieira, Almir Martins2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8194Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
title PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Carvalho Campos, Glauco
Docência
Tutoria
Ensino a Distância
title_short PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
title_full PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
title_sort PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
author Carvalho Campos, Glauco
author_facet Carvalho Campos, Glauco
Vieira, Almir Martins
author_role author
author2 Vieira, Almir Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Campos, Glauco
Vieira, Almir Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Tutoria
Ensino a Distância
topic Docência
Tutoria
Ensino a Distância
description E-learning has demanded the attention of scholars about this new teaching modality that discuss: teacher training, mediation, mentoring, methodologies and teaching practices. Thinking about E-learning means revisiting the relationship between teachers and students, the use of available materials and resources, courses proposals that are feasible through online teaching platforms, the use of ICT, the construction of learning in a collective way and the possibility of creating the autonomy of learning in the student. Thus, this research aims to analyze the training process that is given and the teaching practice of the Management professional who operates in E-learning through qualitative research, relying on content analysis. The results show that teachers exercise double careers - organizations and schools. There are gaps in the pedagogical training of the graduates who work in teaching and many of them promote only continuous training directed to the labor market, which makes the teaching practice more difficult.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8194
10.13037/rea-e.vol7n13.8194
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8194
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8194/3781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Glauco Carvalho Campos, Almir Martins Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Glauco Carvalho Campos, Almir Martins Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971374018560