NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796 |
Resumo: | Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional. |
id |
USCS-2_4edcc9b3b868b844eba69c3047a51e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8796 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICAEducação Básicanarrativas digitais.tecnologias digitais.Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/879610.13037/rea-e.vol7n14.8796Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796/3864Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Vianahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Mariana ManiViana, Helena Brandão2023-04-12T16:31:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8796Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2023-04-12T16:31:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
spellingShingle |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA Moura, Mariana Mani Educação Básica narrativas digitais. tecnologias digitais. |
title_short |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_full |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_fullStr |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
title_sort |
NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
author |
Moura, Mariana Mani |
author_facet |
Moura, Mariana Mani Viana, Helena Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Helena Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Mariana Mani Viana, Helena Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica narrativas digitais. tecnologias digitais. |
topic |
Educação Básica narrativas digitais. tecnologias digitais. |
description |
Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796 10.13037/rea-e.vol7n14.8796 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol7n14.8796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796/3864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Viana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Viana https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970429251584 |