NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Mariana Mani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viana, Helena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796
Resumo: Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional.
id USCS-2_4edcc9b3b868b844eba69c3047a51e38
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8796
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICAEducação Básicanarrativas digitais.tecnologias digitais.Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/879610.13037/rea-e.vol7n14.8796Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796/3864Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Vianahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Mariana ManiViana, Helena Brandão2023-04-12T16:31:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8796Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2023-04-12T16:31:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
title NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
spellingShingle NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Moura, Mariana Mani
Educação Básica
narrativas digitais.
tecnologias digitais.
title_short NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_full NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_fullStr NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_full_unstemmed NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
title_sort NARRATIVAS DIGITAIS: O USO DE METODOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
author Moura, Mariana Mani
author_facet Moura, Mariana Mani
Viana, Helena Brandão
author_role author
author2 Viana, Helena Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Mariana Mani
Viana, Helena Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
narrativas digitais.
tecnologias digitais.
topic Educação Básica
narrativas digitais.
tecnologias digitais.
description Este artigo apresenta estudo exploratório, com tecnologias digitais, que se propôs avaliar a utilização do método digital storytelling como recurso para construção, assimilação e produção de conhecimento. Os dados foram coletados por meio de survey, diário de campo e entrevistas junto a professores do ensino fundamental. Foi avaliada a implementação do referido método sob a ótica desses docentes. Os resultados indicam que a utilização das narrativas digitais pode contribuir para o aumento da retenção e assimilação de conteúdo pelos discentes, promover a interação aluno-aluno e aluno-professor e estimular a sociabilidade desses alunos. Pretende-se,dessa forma, agregar competências à formação de alunos e também à de professores, contribuindo para a continuidade do ensino mesmo em condições adversas, no qual as ferramentas digitais ocupam papel importante para o protagonismo dos alunos em relação ao próprio aprendizado; enriquecendo, dessa forma, o processo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796
10.13037/rea-e.vol7n14.8796
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n14.8796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8796/3864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Viana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Mani Moura, Helena Brandão Viana
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 14 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970429251584