AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público. |
id |
USCS-2_610b69bd070df11566532cc469256080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4781 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAREste artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/478110.13037/rea-e.vol2n4.4781Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781/2340Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Julio GomesNhoque, Janete Ribeiro2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
title |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR Almeida, Julio Gomes |
title_short |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
title_full |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
title_sort |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR |
author |
Almeida, Julio Gomes |
author_facet |
Almeida, Julio Gomes Nhoque, Janete Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Nhoque, Janete Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Julio Gomes Nhoque, Janete Ribeiro |
description |
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781 10.13037/rea-e.vol2n4.4781 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n4.4781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781/2340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970508943360 |