AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Julio Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nhoque, Janete Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público.
id USCS-2_610b69bd070df11566532cc469256080
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4781
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAREste artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/478110.13037/rea-e.vol2n4.4781Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781/2340Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Julio GomesNhoque, Janete Ribeiro2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4781Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
title AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
spellingShingle AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
Almeida, Julio Gomes
title_short AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
title_full AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
title_fullStr AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
title_sort AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR
author Almeida, Julio Gomes
author_facet Almeida, Julio Gomes
Nhoque, Janete Ribeiro
author_role author
author2 Nhoque, Janete Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Julio Gomes
Nhoque, Janete Ribeiro
description Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781
10.13037/rea-e.vol2n4.4781
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n4.4781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4781/2340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 4 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970508943360