PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Fabiane Maia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mourão, Arminda Rachel Botelho, Rumbane, Sebastiao Juvencio, Almeida, Janderson Gustavo Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397
Resumo: Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.
id USCS-2_7ecea6cd23eebb28172520b2cf6e59d0
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6397
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUSEste estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/639710.13037/rea-e.vol4n8.6397Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397/2912Copyright (c) 2020 Fabiane Maia Garcia, Arminda Rachel Botelho Mourão, Sebastiao Juvencio Rumbane, Janderson Gustavo Soares de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Fabiane MaiaMourão, Arminda Rachel BotelhoRumbane, Sebastiao JuvencioAlmeida, Janderson Gustavo Soares de2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6397Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
title PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
spellingShingle PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Garcia, Fabiane Maia
title_short PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
title_full PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
title_fullStr PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
title_full_unstemmed PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
title_sort PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
author Garcia, Fabiane Maia
author_facet Garcia, Fabiane Maia
Mourão, Arminda Rachel Botelho
Rumbane, Sebastiao Juvencio
Almeida, Janderson Gustavo Soares de
author_role author
author2 Mourão, Arminda Rachel Botelho
Rumbane, Sebastiao Juvencio
Almeida, Janderson Gustavo Soares de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Fabiane Maia
Mourão, Arminda Rachel Botelho
Rumbane, Sebastiao Juvencio
Almeida, Janderson Gustavo Soares de
description Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397
10.13037/rea-e.vol4n8.6397
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n8.6397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397/2912
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971267063808