PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397 |
Resumo: | Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática. |
id |
USCS-2_7ecea6cd23eebb28172520b2cf6e59d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6397 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUSEste estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/639710.13037/rea-e.vol4n8.6397Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397/2912Copyright (c) 2020 Fabiane Maia Garcia, Arminda Rachel Botelho Mourão, Sebastiao Juvencio Rumbane, Janderson Gustavo Soares de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Fabiane MaiaMourão, Arminda Rachel BotelhoRumbane, Sebastiao JuvencioAlmeida, Janderson Gustavo Soares de2022-10-04T19:04:52Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6397Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:52Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
title |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
spellingShingle |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS Garcia, Fabiane Maia |
title_short |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
title_full |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
title_fullStr |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
title_full_unstemmed |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
title_sort |
PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS |
author |
Garcia, Fabiane Maia |
author_facet |
Garcia, Fabiane Maia Mourão, Arminda Rachel Botelho Rumbane, Sebastiao Juvencio Almeida, Janderson Gustavo Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Mourão, Arminda Rachel Botelho Rumbane, Sebastiao Juvencio Almeida, Janderson Gustavo Soares de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Fabiane Maia Mourão, Arminda Rachel Botelho Rumbane, Sebastiao Juvencio Almeida, Janderson Gustavo Soares de |
description |
Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397 10.13037/rea-e.vol4n8.6397 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n8.6397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6397/2912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971267063808 |