DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino. |
id |
USCS-2_90886a1891a683e8bc4d3aceba49ff95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7881 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAgestão demoacráticaparticipaçãoaprendizagem coletivaEste artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino.This article aims to contribute to the discussion on the need to (re)construct a democratic, participatory school management that exercises the autonomy, although relative, attributed to it. For that, it is based on the current legislation, as well as on studies by several authors who have been addressing this theme since the redemocratization of the country, and since the promulgation of the Federal Constitution of 1988. The text also narrates an experience in the management of a public school of the State School of São Paulo. Finally, a reflection is presented on the relevance of the implementation of the democratic-participatory management model in all education systems.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/788110.13037/rea-e.vol6n12.7881Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881/3639Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osóriohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Regina Aparecida Berardi2022-10-05T17:26:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7881Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
title |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Osório, Regina Aparecida Berardi gestão demoacrática participação aprendizagem coletiva |
title_short |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_full |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
title_sort |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
author |
Osório, Regina Aparecida Berardi |
author_facet |
Osório, Regina Aparecida Berardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Regina Aparecida Berardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão demoacrática participação aprendizagem coletiva |
topic |
gestão demoacrática participação aprendizagem coletiva |
description |
Este artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881 10.13037/rea-e.vol6n12.7881 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.7881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881/3639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osório https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osório https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971344658432 |