“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321 |
Resumo: | Este artigo tematiza as aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola com o objetivo de compreender como elas as significam em seus cotidianos. Com bases teóricas na Pedagogia da Infância, busca-se ampliar o debate sobre as aprendizagens na/da Educação Infantil, visto que a Base Nacional Comum Curricular propõe um currículo não disciplinar e que a pré-escola precisa reafirmar-se como uma etapa não preparatória aos anos seguintes de escolarização. O percurso metodológico deste estudo foi construído a partir dos pressupostos da Pesquisa com Crianças, inspirada etnograficamente, e os dados foram produzidos em uma escola pública do município de Osório/RS, junto a 14 crianças de 5 anos de idade. As análises indicaram que as crianças identificam a pré-escola como um contexto em que são construídas tanto aprendizagens formais quanto cotidianas; além disso, que essas aprendizagens são significadas a partir das suas brincadeiras e nas suas interações. Considera-se que o ponto de vista das crianças sobre o que e como aprendem traz uma profícua colaboração para a construção de contextos educativos que valorizem os percursos de aprendizagem das crianças pequenas em sintonia com as especificidades das infâncias na primeira etapa da Educação Básica. |
id |
USCS-2_b7400670dd7818d24e573217f7c23e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6321 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLAEste artigo tematiza as aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola com o objetivo de compreender como elas as significam em seus cotidianos. Com bases teóricas na Pedagogia da Infância, busca-se ampliar o debate sobre as aprendizagens na/da Educação Infantil, visto que a Base Nacional Comum Curricular propõe um currículo não disciplinar e que a pré-escola precisa reafirmar-se como uma etapa não preparatória aos anos seguintes de escolarização. O percurso metodológico deste estudo foi construído a partir dos pressupostos da Pesquisa com Crianças, inspirada etnograficamente, e os dados foram produzidos em uma escola pública do município de Osório/RS, junto a 14 crianças de 5 anos de idade. As análises indicaram que as crianças identificam a pré-escola como um contexto em que são construídas tanto aprendizagens formais quanto cotidianas; além disso, que essas aprendizagens são significadas a partir das suas brincadeiras e nas suas interações. Considera-se que o ponto de vista das crianças sobre o que e como aprendem traz uma profícua colaboração para a construção de contextos educativos que valorizem os percursos de aprendizagem das crianças pequenas em sintonia com as especificidades das infâncias na primeira etapa da Educação Básica.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/632110.13037/rea-e.vol5n9.6321Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321/3056Copyright (c) 2020 Claines Kremer, Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKremer, ClainesGobbato, CarolinaBarbosa, Maria Carmen Silveira2022-10-04T19:04:51Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6321Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:51Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
title |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
spellingShingle |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA Kremer, Claines |
title_short |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
title_full |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
title_fullStr |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
title_full_unstemmed |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
title_sort |
“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA |
author |
Kremer, Claines |
author_facet |
Kremer, Claines Gobbato, Carolina Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Gobbato, Carolina Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kremer, Claines Gobbato, Carolina Barbosa, Maria Carmen Silveira |
description |
Este artigo tematiza as aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola com o objetivo de compreender como elas as significam em seus cotidianos. Com bases teóricas na Pedagogia da Infância, busca-se ampliar o debate sobre as aprendizagens na/da Educação Infantil, visto que a Base Nacional Comum Curricular propõe um currículo não disciplinar e que a pré-escola precisa reafirmar-se como uma etapa não preparatória aos anos seguintes de escolarização. O percurso metodológico deste estudo foi construído a partir dos pressupostos da Pesquisa com Crianças, inspirada etnograficamente, e os dados foram produzidos em uma escola pública do município de Osório/RS, junto a 14 crianças de 5 anos de idade. As análises indicaram que as crianças identificam a pré-escola como um contexto em que são construídas tanto aprendizagens formais quanto cotidianas; além disso, que essas aprendizagens são significadas a partir das suas brincadeiras e nas suas interações. Considera-se que o ponto de vista das crianças sobre o que e como aprendem traz uma profícua colaboração para a construção de contextos educativos que valorizem os percursos de aprendizagem das crianças pequenas em sintonia com as especificidades das infâncias na primeira etapa da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321 10.13037/rea-e.vol5n9.6321 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol5n9.6321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6321/3056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claines Kremer, Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claines Kremer, Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 5 n. 9 (2020) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971249238016 |