INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos Villardi, Marina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Goldfarb Cyrino, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5412
Resumo: A fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portifólio. É possível afirmar o cumprimento efetivo das etapas da Metodologia da Problematização neste estudo. Ressalta-se como contribuições: aproximação entre teoria e prática, o desenvolvimento da capacidade comunicacional e o trabalho em equipe. Como fragilidades destacam-se a sistematização das informações no portfólio.
id USCS-2_bcabe2459e5d4ca840113503897c0f75
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5412
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOSA fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portifólio. É possível afirmar o cumprimento efetivo das etapas da Metodologia da Problematização neste estudo. Ressalta-se como contribuições: aproximação entre teoria e prática, o desenvolvimento da capacidade comunicacional e o trabalho em equipe. Como fragilidades destacam-se a sistematização das informações no portfólio.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/541210.13037/rea-e.vol3n6.5412Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5412/2593Copyright (c) 2019 Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos Villardi, MarinaGoldfarb Cyrino, Eliana2022-10-04T19:04:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5412Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
spellingShingle INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Lemos Villardi, Marina
title_short INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_full INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_fullStr INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_full_unstemmed INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
title_sort INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
author Lemos Villardi, Marina
author_facet Lemos Villardi, Marina
Goldfarb Cyrino, Eliana
author_role author
author2 Goldfarb Cyrino, Eliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos Villardi, Marina
Goldfarb Cyrino, Eliana
description A fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portifólio. É possível afirmar o cumprimento efetivo das etapas da Metodologia da Problematização neste estudo. Ressalta-se como contribuições: aproximação entre teoria e prática, o desenvolvimento da capacidade comunicacional e o trabalho em equipe. Como fragilidades destacam-se a sistematização das informações no portfólio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5412
10.13037/rea-e.vol3n6.5412
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5412
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol3n6.5412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5412/2593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrino
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 6 (2018)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970535157760