MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Abreu, Alexandre José de, Augusto, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4304
Resumo: O presente artigo traz algumas ponderações sobre a prática e o ensino musical no Brasil. Buscou-se refletir sobre alguns períodos da trajetória do ensino de música na escola brasileira a partir da chegada dos jesuítas até os dias atuais, com o intuito de compreender a situação atual, após o advento da lei 11.769, que estabelece a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte. A fundamentação teórica está alicerçada em Foucault (2008) e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, mesmo não havendo no Brasil uma tradição de ensino interdisciplinar, especialmente na área de música, é preciso aprender com o passado e buscar práticas que considerem a cultura nacional, em suas diversas especificidades, bem como o conhecimento acumulado através dos tempos, visando a possibilidade de criação de novos conhecimentos na área.
id USCS-2_e103c88976d2f05e52f9347f699eebd9
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4304
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.O presente artigo traz algumas ponderações sobre a prática e o ensino musical no Brasil. Buscou-se refletir sobre alguns períodos da trajetória do ensino de música na escola brasileira a partir da chegada dos jesuítas até os dias atuais, com o intuito de compreender a situação atual, após o advento da lei 11.769, que estabelece a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte. A fundamentação teórica está alicerçada em Foucault (2008) e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, mesmo não havendo no Brasil uma tradição de ensino interdisciplinar, especialmente na área de música, é preciso aprender com o passado e buscar práticas que considerem a cultura nacional, em suas diversas especificidades, bem como o conhecimento acumulado através dos tempos, visando a possibilidade de criação de novos conhecimentos na área.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/430410.13037/rea-e.vol1n2.4304Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4304/2056Copyright (c) 2016 Eliane Hilario da Silva Martinoff, Alexandre José de Abreu, Mônica Augustohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartinoff, Eliane Hilario da SilvaAbreu, Alexandre José deAugusto, Mônica2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4304Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
title MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
spellingShingle MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
Martinoff, Eliane Hilario da Silva
title_short MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
title_full MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
title_fullStr MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
title_full_unstemmed MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
title_sort MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.
author Martinoff, Eliane Hilario da Silva
author_facet Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Abreu, Alexandre José de
Augusto, Mônica
author_role author
author2 Abreu, Alexandre José de
Augusto, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Abreu, Alexandre José de
Augusto, Mônica
description O presente artigo traz algumas ponderações sobre a prática e o ensino musical no Brasil. Buscou-se refletir sobre alguns períodos da trajetória do ensino de música na escola brasileira a partir da chegada dos jesuítas até os dias atuais, com o intuito de compreender a situação atual, após o advento da lei 11.769, que estabelece a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte. A fundamentação teórica está alicerçada em Foucault (2008) e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, mesmo não havendo no Brasil uma tradição de ensino interdisciplinar, especialmente na área de música, é preciso aprender com o passado e buscar práticas que considerem a cultura nacional, em suas diversas especificidades, bem como o conhecimento acumulado através dos tempos, visando a possibilidade de criação de novos conhecimentos na área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4304
10.13037/rea-e.vol1n2.4304
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4304
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol1n2.4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4304/2056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Eliane Hilario da Silva Martinoff, Alexandre José de Abreu, Mônica Augusto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Eliane Hilario da Silva Martinoff, Alexandre José de Abreu, Mônica Augusto
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 1 n. 2 (2016)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887217270784