FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754 |
Resumo: | O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial autores que abordam a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula, estabelecendo elos entre diferentes conteúdos. |
id |
USCS-2_e71f63bd0bc1eb255610dc001c32d96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5754 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICAO presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial autores que abordam a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula, estabelecendo elos entre diferentes conteúdos. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/575410.13037/rea-e.vol4n7.5754Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754/2776Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSTRIEDER, DULCE MARIANAHIRNE, ANA PAULA2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5754Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
spellingShingle |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA STRIEDER, DULCE MARIA |
title_short |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_full |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_fullStr |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_sort |
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
author |
STRIEDER, DULCE MARIA |
author_facet |
STRIEDER, DULCE MARIA NAHIRNE, ANA PAULA |
author_role |
author |
author2 |
NAHIRNE, ANA PAULA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STRIEDER, DULCE MARIA NAHIRNE, ANA PAULA |
description |
O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial autores que abordam a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula, estabelecendo elos entre diferentes conteúdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754 10.13037/rea-e.vol4n7.5754 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol4n7.5754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754/2776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970547740672 |