FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STRIEDER, DULCE MARIA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: NAHIRNE, ANA PAULA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754
Resumo: O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.  
id USCS-2_e71f63bd0bc1eb255610dc001c32d96c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5754
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICAO presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.  Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/575410.13037/rea-e.vol4n7.5754Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754/2776Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSTRIEDER, DULCE MARIANAHIRNE, ANA PAULA2022-10-04T19:04:49Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5754Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:49Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
STRIEDER, DULCE MARIA
title_short FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_full FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_sort FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
author STRIEDER, DULCE MARIA
author_facet STRIEDER, DULCE MARIA
NAHIRNE, ANA PAULA
author_role author
author2 NAHIRNE, ANA PAULA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv STRIEDER, DULCE MARIA
NAHIRNE, ANA PAULA
description O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754
10.13037/rea-e.vol4n7.5754
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n7.5754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5754/2776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNE
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 7 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970547740672