O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, Marivani Briddi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134387
Resumo: O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.
id UFRGS-2_e7e777e23084bd166527395144f36b17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirsch, Marivani BriddiAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-30T02:07:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134387000986584O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.The use of new digital technologies in schools especially the mobile device and smartphone with features of internet access among other applications, extends the possibilities of teaching, however, is not today's educators and researchers have been talking about this subject. With the advance of globalization digital technology has become embedded in routine and the information and knowledge come more easily and more quickly to us through computers and the Internet and now through the mobile phones that can access from any place or any time this information or through the Internet or via Bluetooth. This work questions the possibility of using this device as a tool for education. They reviewed some texts by renowned authors in the field of education on the subject, with that made up an explanation emphasizing the benefits of its use, based on the cognitive development of students and that teaching is dynamic and challenging exploring its many skills . He was also seen the teacher's role in this process where it becomes keystone, and the need to keep up on continuing education on the technological explosion in which we live. We conducted a survey of the questionnaire of use, where it was possible to prove that the vast majority of students have smartfhone with internet access and are with this feature within the classrooms. The research shows that this missing planning by teachers to include the smartfhone as a classroom resource or her extension, to carry out work or even to ask questions of class, organize group work, supporting a colleague who missed class. The benefits of smartfhone as a pedagogical tool can be numerous, but one should be careful not to deviate from the objective, which is learning. This work was possible to realize the great assistance that mobile phones can provide in favor of learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InternetTelefone celularDigital technologiesMobileEducationO uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aulaThe use of smartphone as a classroom tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986584.pdf000986584.pdfTexto completoapplication/pdf849686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/1/000986584.pdf5839167df6867e10ce258f63f39c71d5MD51TEXT000986584.pdf.txt000986584.pdf.txtExtracted Texttext/plain72016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/2/000986584.pdf.txt1b3d92b147f00681b51af0f46c1400c7MD52THUMBNAIL000986584.pdf.jpg000986584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/3/000986584.pdf.jpgbde718d9289bb6e988f77265e17dfd5aMD5310183/1343872018-10-29 08:21:55.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of smartphone as a classroom tool
title O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
spellingShingle O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
Kirsch, Marivani Briddi
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Telefone celular
Digital technologies
Mobile
Education
title_short O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_full O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_fullStr O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_full_unstemmed O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
title_sort O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
author Kirsch, Marivani Briddi
author_facet Kirsch, Marivani Briddi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, Marivani Briddi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Telefone celular
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Telefone celular
Digital technologies
Mobile
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Mobile
Education
description O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986584
url http://hdl.handle.net/10183/134387
identifier_str_mv 000986584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/1/000986584.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/2/000986584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/3/000986584.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5839167df6867e10ce258f63f39c71d5
1b3d92b147f00681b51af0f46c1400c7
bde718d9289bb6e988f77265e17dfd5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502024077312