O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134387 |
Resumo: | O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_e7e777e23084bd166527395144f36b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kirsch, Marivani BriddiAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-30T02:07:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134387000986584O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.The use of new digital technologies in schools especially the mobile device and smartphone with features of internet access among other applications, extends the possibilities of teaching, however, is not today's educators and researchers have been talking about this subject. With the advance of globalization digital technology has become embedded in routine and the information and knowledge come more easily and more quickly to us through computers and the Internet and now through the mobile phones that can access from any place or any time this information or through the Internet or via Bluetooth. This work questions the possibility of using this device as a tool for education. They reviewed some texts by renowned authors in the field of education on the subject, with that made up an explanation emphasizing the benefits of its use, based on the cognitive development of students and that teaching is dynamic and challenging exploring its many skills . He was also seen the teacher's role in this process where it becomes keystone, and the need to keep up on continuing education on the technological explosion in which we live. We conducted a survey of the questionnaire of use, where it was possible to prove that the vast majority of students have smartfhone with internet access and are with this feature within the classrooms. The research shows that this missing planning by teachers to include the smartfhone as a classroom resource or her extension, to carry out work or even to ask questions of class, organize group work, supporting a colleague who missed class. The benefits of smartfhone as a pedagogical tool can be numerous, but one should be careful not to deviate from the objective, which is learning. This work was possible to realize the great assistance that mobile phones can provide in favor of learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InternetTelefone celularDigital technologiesMobileEducationO uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aulaThe use of smartphone as a classroom tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986584.pdf000986584.pdfTexto completoapplication/pdf849686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/1/000986584.pdf5839167df6867e10ce258f63f39c71d5MD51TEXT000986584.pdf.txt000986584.pdf.txtExtracted Texttext/plain72016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/2/000986584.pdf.txt1b3d92b147f00681b51af0f46c1400c7MD52THUMBNAIL000986584.pdf.jpg000986584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/3/000986584.pdf.jpgbde718d9289bb6e988f77265e17dfd5aMD5310183/1343872018-10-29 08:21:55.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of smartphone as a classroom tool |
title |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
spellingShingle |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula Kirsch, Marivani Briddi Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Internet Telefone celular Digital technologies Mobile Education |
title_short |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_full |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_fullStr |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
title_sort |
O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula |
author |
Kirsch, Marivani Briddi |
author_facet |
Kirsch, Marivani Briddi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, Marivani Briddi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
contributor_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Internet Telefone celular |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Internet Telefone celular Digital technologies Mobile Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Mobile Education |
description |
O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986584 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134387 |
identifier_str_mv |
000986584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/1/000986584.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/2/000986584.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134387/3/000986584.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5839167df6867e10ce258f63f39c71d5 1b3d92b147f00681b51af0f46c1400c7 bde718d9289bb6e988f77265e17dfd5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165358571520 |