PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/363 |
Resumo: | Este estudo analisou as perspectivas da “Didática Aplicada à Enfermagem”, uma vez que a incorporação desta disciplina nos currículos dos cursos de Bacharelado em Enfermagem é um fenômeno relativamente recente. Entretanto, apesar da relevante contribuição que essa disciplina pode oferecer na formação do profissional de Enfermagem, são escassos os referenciais teóricos que abordem, com especificidade e propriedade, aspectos didáticos da sua prática educativa. Por isso, os autores deste artigo sentiram-se motivados a escrever esse trabalho com o intuito de contribuir com discussões teórico-práticas para essa área de formação, uma vez que eles se revezam na tarefa de ministrar essa disciplina para os alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem, oferecido pela Faminas/Muriaé-MG. A partir dos elementos que foi possível destacar, pôde-se perceber que levar em consideração o contexto em que o profissional vai atuar e para o qual se vai falar é primordial com vistas à realização de uma intervenção de qualidade. |
id |
USCS-3_c0cf067953e978d33b2f9dba65930a3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/363 |
network_acronym_str |
USCS-3 |
network_name_str |
Revista de Atenção à Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSINGenfermagemdidáticaprática profissional.Este estudo analisou as perspectivas da “Didática Aplicada à Enfermagem”, uma vez que a incorporação desta disciplina nos currículos dos cursos de Bacharelado em Enfermagem é um fenômeno relativamente recente. Entretanto, apesar da relevante contribuição que essa disciplina pode oferecer na formação do profissional de Enfermagem, são escassos os referenciais teóricos que abordem, com especificidade e propriedade, aspectos didáticos da sua prática educativa. Por isso, os autores deste artigo sentiram-se motivados a escrever esse trabalho com o intuito de contribuir com discussões teórico-práticas para essa área de formação, uma vez que eles se revezam na tarefa de ministrar essa disciplina para os alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem, oferecido pela Faminas/Muriaé-MG. A partir dos elementos que foi possível destacar, pôde-se perceber que levar em consideração o contexto em que o profissional vai atuar e para o qual se vai falar é primordial com vistas à realização de uma intervenção de qualidade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/36310.13037/rbcs.vol6n17.363Journal of Health Care; Vol. 6 No. 17 (2008): Julho - Setembro / 2008Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 17 (2008): Julho - Setembro / 20082359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/363/181Sanches, Janaina Garciada Paixão, Jairo Antôniodos Santos, Marcelo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-26T20:04:53Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/363Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2010-03-26T20:04:53Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
title |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
spellingShingle |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING Sanches, Janaina Garcia enfermagem didática prática profissional. |
title_short |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
title_full |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
title_fullStr |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
title_sort |
PERSPECTIVA DA DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NURSING EDUCATION PERSPECTIVE IN THE CURRICULUM OF PROFESSIONAL FORMATION COURSE IN NURSING |
author |
Sanches, Janaina Garcia |
author_facet |
Sanches, Janaina Garcia da Paixão, Jairo Antônio dos Santos, Marcelo Silva |
author_role |
author |
author2 |
da Paixão, Jairo Antônio dos Santos, Marcelo Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Janaina Garcia da Paixão, Jairo Antônio dos Santos, Marcelo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem didática prática profissional. |
topic |
enfermagem didática prática profissional. |
description |
Este estudo analisou as perspectivas da “Didática Aplicada à Enfermagem”, uma vez que a incorporação desta disciplina nos currículos dos cursos de Bacharelado em Enfermagem é um fenômeno relativamente recente. Entretanto, apesar da relevante contribuição que essa disciplina pode oferecer na formação do profissional de Enfermagem, são escassos os referenciais teóricos que abordem, com especificidade e propriedade, aspectos didáticos da sua prática educativa. Por isso, os autores deste artigo sentiram-se motivados a escrever esse trabalho com o intuito de contribuir com discussões teórico-práticas para essa área de formação, uma vez que eles se revezam na tarefa de ministrar essa disciplina para os alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem, oferecido pela Faminas/Muriaé-MG. A partir dos elementos que foi possível destacar, pôde-se perceber que levar em consideração o contexto em que o profissional vai atuar e para o qual se vai falar é primordial com vistas à realização de uma intervenção de qualidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/363 10.13037/rbcs.vol6n17.363 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/363 |
identifier_str_mv |
10.13037/rbcs.vol6n17.363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/363/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Health Care; Vol. 6 No. 17 (2008): Julho - Setembro / 2008 Revista de Atenção à Saúde; v. 6 n. 17 (2008): Julho - Setembro / 2008 2359-4330 reponame:Revista de Atenção à Saúde instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Atenção à Saúde |
collection |
Revista de Atenção à Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798042259286917120 |