ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipini, Kacielli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Carolina Corrêa, Carvalho, Ana Paula Perillo Ferreira, Vieira, Liana Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2093
Resumo: Introdução: a rejeição da dieta hipossódica pode interferir no consumo alimentar de hospitalizados. Uma das maneiras de se avaliar a aceitação dessas dietas é através da determinação do índice resto-ingestão. Objetivos: avaliar a aceitação, em pacientes de um hospital público de Goiânia, da dieta hipossódica utilizando o sal a base de cloreto de potássio (sal light), por meio da determinação do índice de resto-ingestão e de pesquisa de satisfação. Metodologia: estudo transversal, realizado em pacientes internados com prescrição de dieta hipossódica. A avaliação da aceitação das dietas hipossódica padrão (NaCl) e hipossódica com sal light foi determinada quantitativamente, pelo Índice de Resto-ingestão, durante dois dias consecutivos, avaliando-se almoço e jantar. Adotou-se como índice de aceitação satisfatório, o percentual de resto-ingestão inferior a 20%. Dados demográficos, clínicos e pesquisa de satisfação da dieta foram verificados através de questionário. O estado nutricional foi determinado pelo índice de massa corporal (IMC) e categorizados por gênero. Resultados: Entre 81 pacientes, 58% recebiam dieta hipossódica e 42% dieta hipossódica com sal light. Através do IMC observou-se excesso de peso mais prevalente no sexo feminino. O tempero da dieta foi a características que obteve maior avaliação negativa.  Conclusão: A aceitação da dieta hipossódica com utilização do sal light foi insatisfatória, tendo a característica tempero da dieta avaliada negativamente pela maioria dos pacientes. São necessários maiores estudos na tentativa de padronização da quantidade de sal light indicada.
id USCS-3_da9c44fa28f04ef228e74b741f0aed12
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2093
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.dieta hipossódicaaceitação pelo paciente de cuidados de saúdecloreto de potássioserviço hospitalar de nutriçãoIntrodução: a rejeição da dieta hipossódica pode interferir no consumo alimentar de hospitalizados. Uma das maneiras de se avaliar a aceitação dessas dietas é através da determinação do índice resto-ingestão. Objetivos: avaliar a aceitação, em pacientes de um hospital público de Goiânia, da dieta hipossódica utilizando o sal a base de cloreto de potássio (sal light), por meio da determinação do índice de resto-ingestão e de pesquisa de satisfação. Metodologia: estudo transversal, realizado em pacientes internados com prescrição de dieta hipossódica. A avaliação da aceitação das dietas hipossódica padrão (NaCl) e hipossódica com sal light foi determinada quantitativamente, pelo Índice de Resto-ingestão, durante dois dias consecutivos, avaliando-se almoço e jantar. Adotou-se como índice de aceitação satisfatório, o percentual de resto-ingestão inferior a 20%. Dados demográficos, clínicos e pesquisa de satisfação da dieta foram verificados através de questionário. O estado nutricional foi determinado pelo índice de massa corporal (IMC) e categorizados por gênero. Resultados: Entre 81 pacientes, 58% recebiam dieta hipossódica e 42% dieta hipossódica com sal light. Através do IMC observou-se excesso de peso mais prevalente no sexo feminino. O tempero da dieta foi a características que obteve maior avaliação negativa.  Conclusão: A aceitação da dieta hipossódica com utilização do sal light foi insatisfatória, tendo a característica tempero da dieta avaliada negativamente pela maioria dos pacientes. São necessários maiores estudos na tentativa de padronização da quantidade de sal light indicada.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/209310.13037/rbcs.vol12n41.2093Journal of Health Care; Vol. 12 No. 41 (2014): Revista de Atenção à SaúdeRevista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2093/1620Filipini, KacielliGomes, Carolina CorrêaCarvalho, Ana Paula Perillo FerreiraVieira, Liana Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-13T19:17:37Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2093Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-12-13T19:17:37Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
title ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
spellingShingle ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
Filipini, Kacielli
dieta hipossódica
aceitação pelo paciente de cuidados de saúde
cloreto de potássio
serviço hospitalar de nutrição
title_short ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
title_full ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
title_fullStr ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
title_full_unstemmed ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
title_sort ACEITAÇÃO DA DIETA HIPOSSÓDICA COM SAL DE CLORETO DE POTÁSSIO (SAL LIGHT) EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
author Filipini, Kacielli
author_facet Filipini, Kacielli
Gomes, Carolina Corrêa
Carvalho, Ana Paula Perillo Ferreira
Vieira, Liana Lima
author_role author
author2 Gomes, Carolina Corrêa
Carvalho, Ana Paula Perillo Ferreira
Vieira, Liana Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipini, Kacielli
Gomes, Carolina Corrêa
Carvalho, Ana Paula Perillo Ferreira
Vieira, Liana Lima
dc.subject.por.fl_str_mv dieta hipossódica
aceitação pelo paciente de cuidados de saúde
cloreto de potássio
serviço hospitalar de nutrição
topic dieta hipossódica
aceitação pelo paciente de cuidados de saúde
cloreto de potássio
serviço hospitalar de nutrição
description Introdução: a rejeição da dieta hipossódica pode interferir no consumo alimentar de hospitalizados. Uma das maneiras de se avaliar a aceitação dessas dietas é através da determinação do índice resto-ingestão. Objetivos: avaliar a aceitação, em pacientes de um hospital público de Goiânia, da dieta hipossódica utilizando o sal a base de cloreto de potássio (sal light), por meio da determinação do índice de resto-ingestão e de pesquisa de satisfação. Metodologia: estudo transversal, realizado em pacientes internados com prescrição de dieta hipossódica. A avaliação da aceitação das dietas hipossódica padrão (NaCl) e hipossódica com sal light foi determinada quantitativamente, pelo Índice de Resto-ingestão, durante dois dias consecutivos, avaliando-se almoço e jantar. Adotou-se como índice de aceitação satisfatório, o percentual de resto-ingestão inferior a 20%. Dados demográficos, clínicos e pesquisa de satisfação da dieta foram verificados através de questionário. O estado nutricional foi determinado pelo índice de massa corporal (IMC) e categorizados por gênero. Resultados: Entre 81 pacientes, 58% recebiam dieta hipossódica e 42% dieta hipossódica com sal light. Através do IMC observou-se excesso de peso mais prevalente no sexo feminino. O tempero da dieta foi a características que obteve maior avaliação negativa.  Conclusão: A aceitação da dieta hipossódica com utilização do sal light foi insatisfatória, tendo a característica tempero da dieta avaliada negativamente pela maioria dos pacientes. São necessários maiores estudos na tentativa de padronização da quantidade de sal light indicada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2093
10.13037/rbcs.vol12n41.2093
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2093
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol12n41.2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2093/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 12 No. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde
Revista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 41 (2014): Revista de Atenção à Saúde
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1754650061226115072