ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
DOI: | 10.13037/ci.vol6n11.620 |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 |
Resumo: | Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho. |
id |
USCS_7b55de1fafbcc2b9dffdb5f1dbed7c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
spelling |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHOComunicação CorporativaMundo do TrabalhoDemocraciaOs resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/62010.13037/ci.vol6n11.620Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470Copyright (c) 1969 Roseli Fígarohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFígaro, Roseli2022-10-04T19:11:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:14Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO Fígaro, Roseli Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia Fígaro, Roseli Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
title_short |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
author |
Fígaro, Roseli |
author_facet |
Fígaro, Roseli Fígaro, Roseli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fígaro, Roseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
topic |
Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
description |
Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 10.13037/ci.vol6n11.620 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol6n11.620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1822180541782294529 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.13037/ci.vol6n11.620 |