ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fígaro, Roseli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620
Resumo: Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.
id USCS_7b55de1fafbcc2b9dffdb5f1dbed7c22
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHOComunicação CorporativaMundo do TrabalhoDemocraciaOs resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/62010.13037/ci.vol6n11.620Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470Copyright (c) 1969 Roseli Fígarohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFígaro, Roseli2022-10-04T19:11:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:14Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
title ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
spellingShingle ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
Fígaro, Roseli
Comunicação Corporativa
Mundo do Trabalho
Democracia
title_short ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
title_full ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
title_fullStr ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
title_sort ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
author Fígaro, Roseli
author_facet Fígaro, Roseli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fígaro, Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Corporativa
Mundo do Trabalho
Democracia
topic Comunicação Corporativa
Mundo do Trabalho
Democracia
description Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620
10.13037/ci.vol6n11.620
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol6n11.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368387321856