ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 |
Resumo: | Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho. |
id |
USCS_7b55de1fafbcc2b9dffdb5f1dbed7c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHOComunicação CorporativaMundo do TrabalhoDemocraciaOs resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/62010.13037/ci.vol6n11.620Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470Copyright (c) 1969 Roseli Fígarohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFígaro, Roseli2022-10-04T19:11:14Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/620Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:14Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO Fígaro, Roseli Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
title_short |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SIMULAM DEMOCRACIA NO MUNDO DO TRABALHO |
author |
Fígaro, Roseli |
author_facet |
Fígaro, Roseli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fígaro, Roseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
topic |
Comunicação Corporativa Mundo do Trabalho Democracia |
description |
Os resultados de duas pesquisas de recepção, realizadas em empresas da Grande São Paulo, no final da década de 1990 e nos anos 2002-2004, demonstram a importância que a comunicação e, principalmente, os discursos da empresa têm com relação à introdução de novos métodos e processos de trabalho. A partir da análise dos veículos publicados pelas empresas, bem como do discurso dos trabalhadores entrevistados, a pesquisa mostra como as tecnologias de informação e a flexibilização da produção demandam novos procedimentos de comunicação. A reestruturação do mundo do trabalho obedeceu à implantação de métodos de organização da produção, cujos modelos estão alicerçados na mudança cultural e apoiados em discursos com forte retórica persuasiva, substituindo os métodos anteriores. A mudança vocabular e a introdução de novas relações comunicacionais na empresa simulam a democratização do ambiente de trabalho para, através da colaboração, promover-se maior aprofundamento da extração de valor do trabalho. Tais mudanças discursivas e nas relações de comunicação consolidam a empresa como porta-voz única de todos os que nela atuam. Os conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa são explorados como estratégias dissimuladoras das contradições inerentes às relações de trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 10.13037/ci.vol6n11.620 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620 |
identifier_str_mv |
10.13037/ci.vol6n11.620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/620/470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1969 Roseli Fígaro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 6 n. 11 (2005): Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313368387321856 |