A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Missila Loures
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/601
Resumo: Trata-se de uma pesquisa exploratóiria sobre como a utilização de Arquétipos e Esteriótipos influenciam na criação de afeto às marcas. A questão central deste trabalho é verificar se a utilização de imagens arquetípicas e estereotipadas na comunicação gera maior envolvimento emocional com o consumidor, transferindo assim o afeto às marcas que as utilizam. O estudo foi desemvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental e do consumidor, bem como na análise de algumas peças comunicacionais. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem as inconsciente coletivo do consumidor, permitem maior aproximação entre a marca e consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade às marcas que se utilizam destes artifícios.
id USCS_eeb154316941efa24eba551746ad0a9b
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/601
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOSComunicaçãoArquétipoComportamento do ConsumidorTrata-se de uma pesquisa exploratóiria sobre como a utilização de Arquétipos e Esteriótipos influenciam na criação de afeto às marcas. A questão central deste trabalho é verificar se a utilização de imagens arquetípicas e estereotipadas na comunicação gera maior envolvimento emocional com o consumidor, transferindo assim o afeto às marcas que as utilizam. O estudo foi desemvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental e do consumidor, bem como na análise de algumas peças comunicacionais. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem as inconsciente coletivo do consumidor, permitem maior aproximação entre a marca e consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade às marcas que se utilizam destes artifícios.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/60110.13037/ci.vol5n9.601Comunicação & Inovação; v. 5 n. 9 (2004): Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/601/444Copyright (c) 1969 Missila Loures Cardozohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardozo, Missila Loures2022-10-04T19:11:04Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/601Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:11:04Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
title A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
spellingShingle A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
Cardozo, Missila Loures
Comunicação
Arquétipo
Comportamento do Consumidor
title_short A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
title_full A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
title_fullStr A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
title_sort A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
author Cardozo, Missila Loures
author_facet Cardozo, Missila Loures
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Missila Loures
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Arquétipo
Comportamento do Consumidor
topic Comunicação
Arquétipo
Comportamento do Consumidor
description Trata-se de uma pesquisa exploratóiria sobre como a utilização de Arquétipos e Esteriótipos influenciam na criação de afeto às marcas. A questão central deste trabalho é verificar se a utilização de imagens arquetípicas e estereotipadas na comunicação gera maior envolvimento emocional com o consumidor, transferindo assim o afeto às marcas que as utilizam. O estudo foi desemvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental e do consumidor, bem como na análise de algumas peças comunicacionais. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem as inconsciente coletivo do consumidor, permitem maior aproximação entre a marca e consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade às marcas que se utilizam destes artifícios.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/601
10.13037/ci.vol5n9.601
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/601
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol5n9.601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/601/444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Missila Loures Cardozo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Missila Loures Cardozo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 5 n. 9 (2004): Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313368374738944