Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307 |
Resumo: | Resumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola. |
id |
USF-1_d15db0f276318ca618a658d29d1612af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712018000200307 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literaturapsicologia escolarescolafamíliaintervençãoResumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307Psico-USF v.23 n.2 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230210info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Jéssica Andrade deAquino,Fabíola de Sousa Brazpor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000200307Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
title |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
spellingShingle |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura Albuquerque,Jéssica Andrade de psicologia escolar escola família intervenção |
title_short |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
title_full |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
title_fullStr |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
title_full_unstemmed |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
title_sort |
Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura |
author |
Albuquerque,Jéssica Andrade de |
author_facet |
Albuquerque,Jéssica Andrade de Aquino,Fabíola de Sousa Braz |
author_role |
author |
author2 |
Aquino,Fabíola de Sousa Braz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque,Jéssica Andrade de Aquino,Fabíola de Sousa Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar escola família intervenção |
topic |
psicologia escolar escola família intervenção |
description |
Resumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712018230210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.23 n.2 2018 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937788343975936 |