Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Jéssica Andrade de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307
Resumo: Resumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola.
id USF-1_d15db0f276318ca618a658d29d1612af
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712018000200307
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literaturapsicologia escolarescolafamíliaintervençãoResumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307Psico-USF v.23 n.2 2018reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712018230210info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Jéssica Andrade deAquino,Fabíola de Sousa Brazpor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712018000200307Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2018-11-28T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
title Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
spellingShingle Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
Albuquerque,Jéssica Andrade de
psicologia escolar
escola
família
intervenção
title_short Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
title_full Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
title_fullStr Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
title_full_unstemmed Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
title_sort Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura
author Albuquerque,Jéssica Andrade de
author_facet Albuquerque,Jéssica Andrade de
Aquino,Fabíola de Sousa Braz
author_role author
author2 Aquino,Fabíola de Sousa Braz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Jéssica Andrade de
Aquino,Fabíola de Sousa Braz
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
escola
família
intervenção
topic psicologia escolar
escola
família
intervenção
description Resumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712018230210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.23 n.2 2018
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937788343975936