Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucolotto, Valéria Menassa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Côco, Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133
Resumo: No reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes.
id USF_0bfaccd09e3bb43d8a4ba0035974151b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/133
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Processos formativos de professoras iniciantes na Educação InfantilEducação InfantilTrabalho DocenteInício de CarreiraNo reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/13310.24933/horizontes.v33i1.133Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133/81Zucolotto, Valéria MenassaCôco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/133Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.988604Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
title Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
spellingShingle Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
Zucolotto, Valéria Menassa
Educação Infantil
Trabalho Docente
Início de Carreira
title_short Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
title_full Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
title_fullStr Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
title_full_unstemmed Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
title_sort Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
author Zucolotto, Valéria Menassa
author_facet Zucolotto, Valéria Menassa
Côco, Valdete
author_role author
author2 Côco, Valdete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucolotto, Valéria Menassa
Côco, Valdete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Trabalho Docente
Início de Carreira
topic Educação Infantil
Trabalho Docente
Início de Carreira
description No reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133
10.24933/horizontes.v33i1.133
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133/81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438925348864