Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133 |
Resumo: | No reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes. |
id |
USF_0bfaccd09e3bb43d8a4ba0035974151b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/133 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação InfantilEducação InfantilTrabalho DocenteInício de CarreiraNo reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/13310.24933/horizontes.v33i1.133Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133/81Zucolotto, Valéria MenassaCôco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/133Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.988604Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
title |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
spellingShingle |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil Zucolotto, Valéria Menassa Educação Infantil Trabalho Docente Início de Carreira |
title_short |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
title_full |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
title_fullStr |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
title_sort |
Processos formativos de professoras iniciantes na Educação Infantil |
author |
Zucolotto, Valéria Menassa |
author_facet |
Zucolotto, Valéria Menassa Côco, Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Côco, Valdete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zucolotto, Valéria Menassa Côco, Valdete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Trabalho Docente Início de Carreira |
topic |
Educação Infantil Trabalho Docente Início de Carreira |
description |
No reconhecimento da especificidade da primeira etapa da Educação Básica e na compreensão da importância do início da carreira, este artigo, associado à pesquisa “Primeiros anos da carreira docente: diálogos com professoras iniciantes na Educação Infantil”, tematiza os aprendizados da docência na relação com a formação inicial e continuada. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2003), em diálogo com o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de entrevista com um grupo de seis professoras. Com os dados, exploramos a necessidade de acompanhamento e apoio institucional às professoras principiantes, as iniciativas em busca de processos formativos e as possibilidades de parcerias com os docentes mais experientes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133 10.24933/horizontes.v33i1.133 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438925348864 |