Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107 |
Resumo: | Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas. |
id |
USF_31c0f3c4f84d23978375c97610a645b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1107 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomiasCom base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.Universidade São Francisco2021-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/110710.24933/horizontes.v39i1.1107Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210182317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107/538Freitas, Marcos Cezar deGonçalves, Raelen Brandinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1107Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.929167Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
spellingShingle |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias Freitas, Marcos Cezar de |
title_short |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_full |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_fullStr |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_full_unstemmed |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
title_sort |
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias |
author |
Freitas, Marcos Cezar de |
author_facet |
Freitas, Marcos Cezar de Gonçalves, Raelen Brandino |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Raelen Brandino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de Gonçalves, Raelen Brandino |
description |
Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107 10.24933/horizontes.v39i1.1107 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107/538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021018 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440296886272 |