Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcos Cezar de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Raelen Brandino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107
Resumo: Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
id USF_31c0f3c4f84d23978375c97610a645b8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1107
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomiasCom base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.Universidade São Francisco2021-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/110710.24933/horizontes.v39i1.1107Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210182317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107/538Freitas, Marcos Cezar deGonçalves, Raelen Brandinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1107Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.929167Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
title Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
spellingShingle Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
Freitas, Marcos Cezar de
title_short Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
title_full Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
title_fullStr Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
title_full_unstemmed Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
title_sort Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
author Freitas, Marcos Cezar de
author_facet Freitas, Marcos Cezar de
Gonçalves, Raelen Brandino
author_role author
author2 Gonçalves, Raelen Brandino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de
Gonçalves, Raelen Brandino
description Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107
10.24933/horizontes.v39i1.1107
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1107/538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021018
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440296886272