Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84 |
Resumo: | Esse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC. |
id |
USF_58be66450a8bba12c853c09671c5d280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/84 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalhoTrabalho docentetecnologias de informação e comunicaçãoEsse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8410.24933/horizontes.v33i1.84Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84/73alberti comparin, alberti do rocioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/84Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.869634Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
title |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
spellingShingle |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho alberti comparin, alberti do rocio Trabalho docente tecnologias de informação e comunicação |
title_short |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
title_full |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
title_fullStr |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
title_full_unstemmed |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
title_sort |
Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho |
author |
alberti comparin, alberti do rocio |
author_facet |
alberti comparin, alberti do rocio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
alberti comparin, alberti do rocio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente tecnologias de informação e comunicação |
topic |
Trabalho docente tecnologias de informação e comunicação |
description |
Esse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84 10.24933/horizontes.v33i1.84 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84/73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438884454400 |