Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: alberti comparin, alberti do rocio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84
Resumo: Esse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC.
id USF_58be66450a8bba12c853c09671c5d280
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/84
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalhoTrabalho docentetecnologias de informação e comunicaçãoEsse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC.Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8410.24933/horizontes.v33i1.84Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84/73alberti comparin, alberti do rocioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/84Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.869634Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
title Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
spellingShingle Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
alberti comparin, alberti do rocio
Trabalho docente
tecnologias de informação e comunicação
title_short Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
title_full Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
title_fullStr Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
title_full_unstemmed Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
title_sort Trabalho Docente na Educação a Distância: reflexões que o professor conferencista faz sobre o seu processo de trabalho
author alberti comparin, alberti do rocio
author_facet alberti comparin, alberti do rocio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv alberti comparin, alberti do rocio
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
tecnologias de informação e comunicação
topic Trabalho docente
tecnologias de informação e comunicação
description Esse artigo apresenta os principais resultados sobre o processo de trabalho do professor conferencista, obtidos a partir da tese de doutorado “Concepções e tendências do trabalho docente na educação a distância”, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado em um Instituto Federal do país, entre os anos de 2011 a 2013, e que teve como objetivo investigar como se desenvolve o trabalho dos docentes mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A pesquisa foi desenvolvida com base em informativos e documentos impressos e digitais cedidos pelo instituto, além da realização de entrevistas com a coordenação do curso. A partir da pesquisa empírica, foi possível demonstrar as elaborações conceituais e as contradições presentes no desenvolver do trabalho docente no curso e a percepção que apresentam desse trabalho, mediado pelas TIC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84
10.24933/horizontes.v33i1.84
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/84/73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438884454400