O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097 |
Resumo: | O artigo reflete sobre o uso do inglês como língua de instrução a partir das representações de 12 alunos de um curso de pós-graduação em Ciências Biológicas matriculados numa disciplina de escrita acadêmica em inglês ministrada em 2019-2. O estudo é de cunho misto e os dados foram coletados via questionário com escala Likert. A análise sugere que o EMI é representado como possibilidade de melhoria do inglês e do letramento acadêmico e que a falta de proficiência pode comprometer a participação/o desempenho dos alunos em cursos EMI. As representações do inglês estão ligadas à sua naturalização como língua acadêmica/da internacionalização sugerindo a necessidade de pensar no uso crítico do inglês em geral e em cursos EMI em particular. |
id |
USF_5a05b75d57d9091b3faa350d16c1ccfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1097 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicasO artigo reflete sobre o uso do inglês como língua de instrução a partir das representações de 12 alunos de um curso de pós-graduação em Ciências Biológicas matriculados numa disciplina de escrita acadêmica em inglês ministrada em 2019-2. O estudo é de cunho misto e os dados foram coletados via questionário com escala Likert. A análise sugere que o EMI é representado como possibilidade de melhoria do inglês e do letramento acadêmico e que a falta de proficiência pode comprometer a participação/o desempenho dos alunos em cursos EMI. As representações do inglês estão ligadas à sua naturalização como língua acadêmica/da internacionalização sugerindo a necessidade de pensar no uso crítico do inglês em geral e em cursos EMI em particular.Universidade São Francisco2021-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210082317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097/528El Kadri, Michele SallesFinardi, Kyria RebecaTaquini, Reninniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1097Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.805708Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
title |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
spellingShingle |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas El Kadri, Michele Salles |
title_short |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
title_full |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
title_fullStr |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
title_sort |
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas |
author |
El Kadri, Michele Salles |
author_facet |
El Kadri, Michele Salles Finardi, Kyria Rebeca Taquini, Reninni |
author_role |
author |
author2 |
Finardi, Kyria Rebeca Taquini, Reninni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
El Kadri, Michele Salles Finardi, Kyria Rebeca Taquini, Reninni |
description |
O artigo reflete sobre o uso do inglês como língua de instrução a partir das representações de 12 alunos de um curso de pós-graduação em Ciências Biológicas matriculados numa disciplina de escrita acadêmica em inglês ministrada em 2019-2. O estudo é de cunho misto e os dados foram coletados via questionário com escala Likert. A análise sugere que o EMI é representado como possibilidade de melhoria do inglês e do letramento acadêmico e que a falta de proficiência pode comprometer a participação/o desempenho dos alunos em cursos EMI. As representações do inglês estão ligadas à sua naturalização como língua acadêmica/da internacionalização sugerindo a necessidade de pensar no uso crítico do inglês em geral e em cursos EMI em particular. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1097/528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021008 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440292691968 |