A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Adrinelly
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216
Resumo: Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede.
id USF_695ff5579658d9615634e5b8454125fd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1216
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede.Universidade São Francisco2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121610.24933/horizontes.v40i1.1216Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216/632Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, AdrinellyBorges, Maria Célia2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1216Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.511911Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
title A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
spellingShingle A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
Nogueira, Adrinelly
title_short A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
title_full A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
title_fullStr A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
title_full_unstemmed A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
title_sort A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
author Nogueira, Adrinelly
author_facet Nogueira, Adrinelly
Borges, Maria Célia
author_role author
author2 Borges, Maria Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Adrinelly
Borges, Maria Célia
description Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216
10.24933/horizontes.v40i1.1216
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216/632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022014
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440642916352