A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede. |
id |
USF_695ff5579658d9615634e5b8454125fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1216 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede.Universidade São Francisco2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121610.24933/horizontes.v40i1.1216Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216/632Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, AdrinellyBorges, Maria Célia2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1216Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.511911Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
title |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
spellingShingle |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores Nogueira, Adrinelly |
title_short |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
title_full |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
title_fullStr |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
title_full_unstemmed |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
title_sort |
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores |
author |
Nogueira, Adrinelly |
author_facet |
Nogueira, Adrinelly Borges, Maria Célia |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Maria Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Adrinelly Borges, Maria Célia |
description |
Este estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216 10.24933/horizontes.v40i1.1216 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1216/632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022014 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440642916352 |