Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Rosana Davanzo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Mateus Henrique do, Monteiro, Maria Inês Bacellar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676
Resumo: Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar.
id USF_6cb01150846f707de403d76e8636eddb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/676
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questãoEsse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/67610.24933/horizontes.v36i2.676Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 36-492317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676/327Batista, Rosana DavanzoAmaral, Mateus Henrique doMonteiro, Maria Inês Bacellarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/676Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.630500Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
title Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
spellingShingle Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
Batista, Rosana Davanzo
title_short Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
title_full Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
title_fullStr Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
title_full_unstemmed Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
title_sort Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
author Batista, Rosana Davanzo
author_facet Batista, Rosana Davanzo
Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author_role author
author2 Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Rosana Davanzo
Amaral, Mateus Henrique do
Monteiro, Maria Inês Bacellar
description Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676
10.24933/horizontes.v36i2.676
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i2.676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676/327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 36-49
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439816638464