Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676 |
Resumo: | Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar. |
id |
USF_6cb01150846f707de403d76e8636eddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/676 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questãoEsse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/67610.24933/horizontes.v36i2.676Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 36-492317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676/327Batista, Rosana DavanzoAmaral, Mateus Henrique doMonteiro, Maria Inês Bacellarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/676Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.630500Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
title |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
spellingShingle |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão Batista, Rosana Davanzo |
title_short |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
title_full |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
title_fullStr |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
title_full_unstemmed |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
title_sort |
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão |
author |
Batista, Rosana Davanzo |
author_facet |
Batista, Rosana Davanzo Amaral, Mateus Henrique do Monteiro, Maria Inês Bacellar |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Mateus Henrique do Monteiro, Maria Inês Bacellar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Rosana Davanzo Amaral, Mateus Henrique do Monteiro, Maria Inês Bacellar |
description |
Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares. Para isso, discute a legislação vigente e práticas relativas à formação inicial, especializações e cursos de curta duração. Conclui que a escassez de cursos formativos de professores de Educação Especial e a ausência de conteúdos sobre a educação de alunos com deficiência nos cursos de licenciatura indicam a falta de espaços que garantam o conhecimento do que é geral e particular para o ensino dos alunos cegos na educação escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676 10.24933/horizontes.v36i2.676 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i2.676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/676/327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 36-49 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439816638464 |