A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392 |
Resumo: | O ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒ para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento. |
id |
USF_7161b6ec3b8b285dd743eaac473d341d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1392 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remotoO ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒ para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento. Universidade São Francisco2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/139210.24933/horizontes.v40i1.1392Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220792317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392/698Copyright (c) 2022 Ana Patricia Sá Martins, Aline Carvalho de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Patricia SáSousa, Aline Carvalho de2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1392Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.648754Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
title |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
spellingShingle |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto Martins, Ana Patricia Sá |
title_short |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
title_full |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
title_fullStr |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
title_full_unstemmed |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
title_sort |
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto |
author |
Martins, Ana Patricia Sá |
author_facet |
Martins, Ana Patricia Sá Sousa, Aline Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Aline Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Patricia Sá Sousa, Aline Carvalho de |
description |
O ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒ para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392 10.24933/horizontes.v40i1.1392 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Patricia Sá Martins, Aline Carvalho de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Patricia Sá Martins, Aline Carvalho de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022079 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440785522688 |