A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto
Bibliographic Details
Main Author: |
Martins, Ana Patricia Sá |
Publication Date: |
2022 |
Other Authors: |
Sousa, Aline Carvalho de |
Format: |
Article
|
Language: |
por |
Source: |
Horizontes |
Download full: |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392
|
Summary: |
O ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒ para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento. |