A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto

Bibliographic Details
Main Author: Martins, Ana Patricia Sá
Publication Date: 2022
Other Authors: Sousa, Aline Carvalho de
Format: Article
Language: por
Source: Horizontes
Download full: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1392
Summary: O ensino online estimulou estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula e proporcionam maneiras de (re)adaptação. O objetivo deste estudo é discutir uma proposta didática para o ensino da Libras ‒ sob a perspectiva inclusiva no contexto do ensino regular remoto ‒  para alunos surdos e ouvintes do 5.o ano do Ensino Fundamental, e demonstrar a importância de práticas adaptadas no desenvolvimento das habilidades educacionais em um mesmo ambiente de ensino. A partir de uma pesquisa-ação mediada pelas tecnologias digitais, propõe-se a educação bilíngue desses alunos. As análises revelaram que a Libras como componente curricular possibilitou ressignificações no processo de ensino-aprendizagem e oportunizou posturas mais empáticas e dialógicas na construção do conhecimento.