O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Janete Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Vivian Ferreira, Linhares, Ana Claudia de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414
Resumo: Este artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino.
id USF_791a8e5c999f08d11d2c5f5d990ef75c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superiorEste artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/141410.24933/horizontes.v40i1.1414Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220762317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414/695Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Janete Lopes Dias, Vivian Ferreira Linhares, Ana Claudia de Lima 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1414Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.014270Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
title O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
spellingShingle O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
Monteiro, Janete Lopes
title_short O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
title_full O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
title_fullStr O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
title_full_unstemmed O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
title_sort O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
author Monteiro, Janete Lopes
author_facet Monteiro, Janete Lopes
Dias, Vivian Ferreira
Linhares, Ana Claudia de Lima
author_role author
author2 Dias, Vivian Ferreira
Linhares, Ana Claudia de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Janete Lopes
Dias, Vivian Ferreira
Linhares, Ana Claudia de Lima
description Este artigo é um relato de experiência, que abrange o ensino remoto no contexto da pandemia da COVID-19 e tem como público-alvo estudantes com deficiências sensoriais no Ensino Superior. O objetivo do artigo é relatar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas profissionais do setor de acessibilidade educacional para atender a esse público, com o apoio de estagiários. O estudo é qualitativo e ocorreu entre agosto de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados indicaram que a reorganização de estratégias pedagógicas foi fundamental para garantir a acessibilidade educacional de estudantes com deficiências sensoriais. Concluiu-se, então, que o contexto do ensino remoto foi desafiador, mobilizou novas estratégias e ferramentas que podem ser mantidas, quaisquer que sejam as condições de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414
10.24933/horizontes.v40i1.1414
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1414/695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022076
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440798105600