A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61 |
Resumo: | Recentemente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu mudanças no currículo para o Ensino Médio das escolas da rede pública. Esse processo teve início no ano de 2008 com a publicação dos primeiros documentos voltados para os ensinos Fundamental (II Ciclo) e Médio. Neste texto apresento - a partir de retomada histórica do debate acerca da identidade do Ensino Médio no país e dos documentoscurriculares do governo federal divulgados desde os anos de 1990 - uma análise inicial dos documentos curriculares de São Paulo no que se refere à concepção deste nível de ensino e de currículo focando, em especial, as disciplinas de Ciências Humanas. Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, Estado de São Paulo. High School and curriculum conceptions in the official document of São Paulo State AbstractRecently the Department of Education of São Paulo promoted changes in the curriculum for high school public level. This process began in 2008 with publication of the first documents to basic education (period II) and high school. This paper point out – from a historical perspective about the discussion about the school identity in the country and the federal government curriculum documents published since 1990´s – an initial analysis of the curriculum documents of São Paulo State, focusing this scholar level, particularly, thedisciplines of Humanities. Key-words: curriculum, high school, São Paulo State. |
id |
USF_96f8c640c45984de8cd7ad7f915d893d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/61 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São PauloCurrículoEnsino MédioEstado de São PauloRecentemente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu mudanças no currículo para o Ensino Médio das escolas da rede pública. Esse processo teve início no ano de 2008 com a publicação dos primeiros documentos voltados para os ensinos Fundamental (II Ciclo) e Médio. Neste texto apresento - a partir de retomada histórica do debate acerca da identidade do Ensino Médio no país e dos documentoscurriculares do governo federal divulgados desde os anos de 1990 - uma análise inicial dos documentos curriculares de São Paulo no que se refere à concepção deste nível de ensino e de currículo focando, em especial, as disciplinas de Ciências Humanas. Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, Estado de São Paulo. High School and curriculum conceptions in the official document of São Paulo State AbstractRecently the Department of Education of São Paulo promoted changes in the curriculum for high school public level. This process began in 2008 with publication of the first documents to basic education (period II) and high school. This paper point out – from a historical perspective about the discussion about the school identity in the country and the federal government curriculum documents published since 1990´s – an initial analysis of the curriculum documents of São Paulo State, focusing this scholar level, particularly, thedisciplines of Humanities. Key-words: curriculum, high school, São Paulo State.Universidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6110.24933/horizontes.v30i2.61Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61/33Pacheco e Zan, Dirce Djanirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/61Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.399947Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
title |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
spellingShingle |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo Pacheco e Zan, Dirce Djanira Currículo Ensino Médio Estado de São Paulo |
title_short |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
title_full |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
title_fullStr |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
title_sort |
A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo |
author |
Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
author_facet |
Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Médio Estado de São Paulo |
topic |
Currículo Ensino Médio Estado de São Paulo |
description |
Recentemente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu mudanças no currículo para o Ensino Médio das escolas da rede pública. Esse processo teve início no ano de 2008 com a publicação dos primeiros documentos voltados para os ensinos Fundamental (II Ciclo) e Médio. Neste texto apresento - a partir de retomada histórica do debate acerca da identidade do Ensino Médio no país e dos documentoscurriculares do governo federal divulgados desde os anos de 1990 - uma análise inicial dos documentos curriculares de São Paulo no que se refere à concepção deste nível de ensino e de currículo focando, em especial, as disciplinas de Ciências Humanas. Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, Estado de São Paulo. High School and curriculum conceptions in the official document of São Paulo State AbstractRecently the Department of Education of São Paulo promoted changes in the curriculum for high school public level. This process began in 2008 with publication of the first documents to basic education (period II) and high school. This paper point out – from a historical perspective about the discussion about the school identity in the country and the federal government curriculum documents published since 1990´s – an initial analysis of the curriculum documents of São Paulo State, focusing this scholar level, particularly, thedisciplines of Humanities. Key-words: curriculum, high school, São Paulo State. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61 10.24933/horizontes.v30i2.61 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v30i2.61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v30i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438586658816 |