Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Camila Elis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camargo, Edson Carpes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155
Resumo: O estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil.
id USF_a24c9031e4004c7c75549acc3e6ef0e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1155
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantilO estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil.Universidade São Francisco2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/115510.24933/horizontes.v39i1.1155Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155/607Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, Camila ElisCamargo, Edson Carpes2021-11-22T18:53:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1155Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.636629Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
title Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
spellingShingle Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
Fritsch, Camila Elis
title_short Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
title_full Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
title_fullStr Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
title_full_unstemmed Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
title_sort Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
author Fritsch, Camila Elis
author_facet Fritsch, Camila Elis
Camargo, Edson Carpes
author_role author
author2 Camargo, Edson Carpes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Camila Elis
Camargo, Edson Carpes
description O estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155
10.24933/horizontes.v39i1.1155
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155/607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021061
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440316809216