Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155 |
Resumo: | O estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil. |
id |
USF_a24c9031e4004c7c75549acc3e6ef0e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1155 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantilO estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil.Universidade São Francisco2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/115510.24933/horizontes.v39i1.1155Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210612317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155/607Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, Camila ElisCamargo, Edson Carpes2021-11-22T18:53:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1155Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.636629Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
title |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
spellingShingle |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil Fritsch, Camila Elis |
title_short |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
title_full |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
title_fullStr |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
title_sort |
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil |
author |
Fritsch, Camila Elis |
author_facet |
Fritsch, Camila Elis Camargo, Edson Carpes |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Edson Carpes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Camila Elis Camargo, Edson Carpes |
description |
O estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155 10.24933/horizontes.v39i1.1155 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155/607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021061 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440316809216 |