Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maira Gomes de Souza da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pletsch, Márcia Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700
Resumo: Este artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas.
id USF_a42498a3d13cd58039e3f63aa7108096
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/700
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarizaçãoEste artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70010.24933/horizontes.v36i3.700Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 99-1102317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700/307Rocha, Maira Gomes de Souza daPletsch, Márcia Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/700Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.080964Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
title Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
spellingShingle Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
Rocha, Maira Gomes de Souza da
title_short Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
title_full Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
title_fullStr Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
title_full_unstemmed Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
title_sort Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
author Rocha, Maira Gomes de Souza da
author_facet Rocha, Maira Gomes de Souza da
Pletsch, Márcia Denise
author_role author
author2 Pletsch, Márcia Denise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maira Gomes de Souza da
Pletsch, Márcia Denise
description Este artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700
10.24933/horizontes.v36i3.700
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700/307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 99-110
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439828172800