Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700 |
Resumo: | Este artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas. |
id |
USF_a42498a3d13cd58039e3f63aa7108096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/700 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarizaçãoEste artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70010.24933/horizontes.v36i3.700Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 99-1102317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700/307Rocha, Maira Gomes de Souza daPletsch, Márcia Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/700Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.080964Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
title |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
spellingShingle |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização Rocha, Maira Gomes de Souza da |
title_short |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
title_full |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
title_fullStr |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
title_full_unstemmed |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
title_sort |
Deficiência múltipla, sistemas de apoio e processos de escolarização |
author |
Rocha, Maira Gomes de Souza da |
author_facet |
Rocha, Maira Gomes de Souza da Pletsch, Márcia Denise |
author_role |
author |
author2 |
Pletsch, Márcia Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maira Gomes de Souza da Pletsch, Márcia Denise |
description |
Este artigo problematiza as condições de escolarização de alunos com deficiência múltipla severa. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas de dois municípios da Baixada Fluminense/RJ, por meio de entrevistas com professores de turmas comuns de ensino, classes especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e gestores da área de educação especial. Os resultados analisados à luz da perspectiva histórico-cultural mostraram a fragilidade das práticas educativas e do sistema de apoios especializados para atender às especificidades de aprendizagem destes sujeitos. Igualmente, mostraram falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre as implicações da deficiência múltipla para a sua escolarização. Por último, o artigo discute possibilidades para que tais sujeitos participem das práticas educativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700 10.24933/horizontes.v36i3.700 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/700/307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 99-110 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439828172800 |