Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ruzia Chaouchar dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire, Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565
Resumo: Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas.   Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência
id USF_b0d4bcf4b726255bc38fabbc09ad1bd8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolaresEste trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas.   Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; DocênciaUniversidade São Francisco2023-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/156510.24933/horizontes.v41i1.1565Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230262317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565/730Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ruzia Chaouchar dosAndrade, Daniela Barros da Silva FreireAntunes, Mitsuko Aparecida Makino2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
title Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
spellingShingle Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
Santos, Ruzia Chaouchar dos
title_short Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
title_full Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
title_fullStr Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
title_full_unstemmed Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
title_sort Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
author Santos, Ruzia Chaouchar dos
author_facet Santos, Ruzia Chaouchar dos
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
author_role author
author2 Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ruzia Chaouchar dos
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
description Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas.   Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565
10.24933/horizontes.v41i1.1565
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565/730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023026
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438489141248