Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565 |
Resumo: | Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas. Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência |
id |
USF_b0d4bcf4b726255bc38fabbc09ad1bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolaresEste trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas. Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; DocênciaUniversidade São Francisco2023-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/156510.24933/horizontes.v41i1.1565Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230262317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565/730Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ruzia Chaouchar dosAndrade, Daniela Barros da Silva FreireAntunes, Mitsuko Aparecida Makino2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1565Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
title |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
spellingShingle |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares Santos, Ruzia Chaouchar dos |
title_short |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
title_full |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
title_fullStr |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
title_full_unstemmed |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
title_sort |
Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares |
author |
Santos, Ruzia Chaouchar dos |
author_facet |
Santos, Ruzia Chaouchar dos Andrade, Daniela Barros da Silva Freire Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ruzia Chaouchar dos Andrade, Daniela Barros da Silva Freire Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
description |
Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas. Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565 10.24933/horizontes.v41i1.1565 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1565/730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023026 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438489141248 |