A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentes
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/885 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de discutir o antagonismo observado entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as afirmações de discentes. Os dados obtidos para esta discussão se deram por meio questionário aos participantes, alunos do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e, à posteriori os analisamos por meio da categorização. Tendo ratificado a existência da habilidade argumentativa no referido currículo promovemos uma discussão em torno de duas categorias. As discussões realizadas, nos permitem afirmar que, o sucesso do desenvolvimento da habilidade argumentativa está intrínseco ao papel do professor que deve ser ativo no processo de construção e que o antagonismo está relacionado à carência na formação específica e as dificuldades em romper com sua prática de ensino de modo a modificá-la. |
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A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentesEste artigo tem o objetivo de discutir o antagonismo observado entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as afirmações de discentes. Os dados obtidos para esta discussão se deram por meio questionário aos participantes, alunos do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e, à posteriori os analisamos por meio da categorização. Tendo ratificado a existência da habilidade argumentativa no referido currículo promovemos uma discussão em torno de duas categorias. As discussões realizadas, nos permitem afirmar que, o sucesso do desenvolvimento da habilidade argumentativa está intrínseco ao papel do professor que deve ser ativo no processo de construção e que o antagonismo está relacionado à carência na formação específica e as dificuldades em romper com sua prática de ensino de modo a modificá-la.Universidade São Francisco2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/88510.24933/horizontes.v38i1.885Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200162317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/885/431Pezarini, Agnaldo RonieMaciel, Maria Delourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/885Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.291706Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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