O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Tatiani Rabelo Lapa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Panizzolo, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9
Resumo: Este trabalho, ao tratar da pesquisa com crianças, procura definir a concepção de infância e de criança e situá-las historicamente a partir das conquistas advindas da legislação e da produção acadêmica, visando compreender a produção de cultura pelas crianças e a importância de teorias e metodologias que possibilitem sua investigação a partir da Imprensa Periódica Educacional. Para tal, foram selecionadas três revistas: Cadernos de Pesquisa, Educação & Sociedade e Perspectiva e realizado um levantamento seguido de revisão bibliográfica com osartigos publicados entre 1991 e 2009. Os resultados da investigação apontam para a valorização das crianças, vistas como sujeitos de direitos. Em todos os trabalhos analisados constata-se a ênfase dada pelos autores da necessidade de considerar a criança como um ser capaz de falar em seu próprio direito.Palavras-chave: Criança; Infância; Imprensa Periódica.
id USF_bc7a4a1c6ad02091ae03fcab6f2e20c5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmicaEste trabalho, ao tratar da pesquisa com crianças, procura definir a concepção de infância e de criança e situá-las historicamente a partir das conquistas advindas da legislação e da produção acadêmica, visando compreender a produção de cultura pelas crianças e a importância de teorias e metodologias que possibilitem sua investigação a partir da Imprensa Periódica Educacional. Para tal, foram selecionadas três revistas: Cadernos de Pesquisa, Educação & Sociedade e Perspectiva e realizado um levantamento seguido de revisão bibliográfica com osartigos publicados entre 1991 e 2009. Os resultados da investigação apontam para a valorização das crianças, vistas como sujeitos de direitos. Em todos os trabalhos analisados constata-se a ênfase dada pelos autores da necessidade de considerar a criança como um ser capaz de falar em seu próprio direito.Palavras-chave: Criança; Infância; Imprensa Periódica. Universidade São Francisco2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910.24933/horizontes.v31i2.9Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9/9Santo, Tatiani Rabelo LapaPanizzolo, Claudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.333812Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
title O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
spellingShingle O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
Santo, Tatiani Rabelo Lapa
title_short O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
title_full O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
title_fullStr O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
title_full_unstemmed O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
title_sort O brincar, o brinquedo e a brinquedoteca: Um balanço acerca da presença/ausência da concepção infância/criança na produção acadêmica
author Santo, Tatiani Rabelo Lapa
author_facet Santo, Tatiani Rabelo Lapa
Panizzolo, Claudia
author_role author
author2 Panizzolo, Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Tatiani Rabelo Lapa
Panizzolo, Claudia
description Este trabalho, ao tratar da pesquisa com crianças, procura definir a concepção de infância e de criança e situá-las historicamente a partir das conquistas advindas da legislação e da produção acadêmica, visando compreender a produção de cultura pelas crianças e a importância de teorias e metodologias que possibilitem sua investigação a partir da Imprensa Periódica Educacional. Para tal, foram selecionadas três revistas: Cadernos de Pesquisa, Educação & Sociedade e Perspectiva e realizado um levantamento seguido de revisão bibliográfica com osartigos publicados entre 1991 e 2009. Os resultados da investigação apontam para a valorização das crianças, vistas como sujeitos de direitos. Em todos os trabalhos analisados constata-se a ênfase dada pelos autores da necessidade de considerar a criança como um ser capaz de falar em seu próprio direito.Palavras-chave: Criança; Infância; Imprensa Periódica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9
10.24933/horizontes.v31i2.9
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i2.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9/9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438556250112