Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friszman de Laplane, Adriana Lia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709
Resumo: A perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional.
id USF_c33128226f586a0993415b77ac9230dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/709
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escolaA perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70910.24933/horizontes.v36i3.709Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 111-1202317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709/308Friszman de Laplane, Adriana Liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/709Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.295155Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
title Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
spellingShingle Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
Friszman de Laplane, Adriana Lia
title_short Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
title_full Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
title_fullStr Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
title_full_unstemmed Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
title_sort Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
author Friszman de Laplane, Adriana Lia
author_facet Friszman de Laplane, Adriana Lia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Friszman de Laplane, Adriana Lia
description A perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709
10.24933/horizontes.v36i3.709
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709/308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 111-120
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439834464256