Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709 |
Resumo: | A perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional. |
id |
USF_c33128226f586a0993415b77ac9230dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/709 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escolaA perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70910.24933/horizontes.v36i3.709Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 111-1202317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709/308Friszman de Laplane, Adriana Liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/709Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.295155Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
title |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
spellingShingle |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola Friszman de Laplane, Adriana Lia |
title_short |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
title_full |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
title_fullStr |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
title_full_unstemmed |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
title_sort |
Confrontando a norma: modos de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola |
author |
Friszman de Laplane, Adriana Lia |
author_facet |
Friszman de Laplane, Adriana Lia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Friszman de Laplane, Adriana Lia |
description |
A perspectiva histórico-cultural oferece ferramentas conceituais e analíticas para a compreensão das relações que se estabelecem entre os sujeitos que participam das dinâmicas sociais e institucionais. Tomando como pontos de partida as reflexões vigotskianas sobre o papel constitutivo da cultura e das relações sociais no desenvolvimento e na aprendizagem, o presente artigo explora o potencial dessas ferramentas para a análise das formas de participação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola e amplia a discussão para abordar a normatividade das instituições de saúde e de educação e para as práticas de patologização, comuns hoje no âmbito educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709 10.24933/horizontes.v36i3.709 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/709/308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 111-120 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439834464256 |