Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v37i0.669 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669 |
Resumo: | A educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. |
id |
USF_c34899345c6e686381e61fa535866c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/669 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presençaA educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/66910.24933/horizontes.v37i0.669Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190342317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669/369França, Evanilson Tavares deMendes, Jackeline Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/669Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.547466Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
title |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
spellingShingle |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença França, Evanilson Tavares de França, Evanilson Tavares de |
title_short |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
title_full |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
title_fullStr |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
title_full_unstemmed |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
title_sort |
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença |
author |
França, Evanilson Tavares de |
author_facet |
França, Evanilson Tavares de França, Evanilson Tavares de Mendes, Jackeline Rodrigues Mendes, Jackeline Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Jackeline Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Evanilson Tavares de Mendes, Jackeline Rodrigues |
description |
A educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669 10.24933/horizontes.v37i0.669 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019034 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652379414529 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.669 |