Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Evanilson Tavares de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Jackeline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669
Resumo: A educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. 
id USF_c34899345c6e686381e61fa535866c3f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/669
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presençaA educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/66910.24933/horizontes.v37i0.669Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190342317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669/369França, Evanilson Tavares deMendes, Jackeline Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/669Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.547466Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
title Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
spellingShingle Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
França, Evanilson Tavares de
title_short Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
title_full Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
title_fullStr Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
title_full_unstemmed Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
title_sort Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
author França, Evanilson Tavares de
author_facet França, Evanilson Tavares de
Mendes, Jackeline Rodrigues
author_role author
author2 Mendes, Jackeline Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Evanilson Tavares de
Mendes, Jackeline Rodrigues
description A educação sempre compôs a pauta de luta dos movimentos negros no Brasil. Ainda assim, a LDB 9394/96 fez-se muda em relação à educação das comunidades quilombolas, lacuna somente preenchida, após 16 anos, por via da Resolução CNE/CEB n.º 08/2012. Não obstante, as pesquisas desenvolvidas em quilombos revelam a ausência de diálogo entre as práticas culturais das escolas neles localizadas e a contextura sociocultural. À vista disso, o presente artigo objetiva pensar as razões que subjazem e fundamentam as práticas curriculares excludentes (invisibilizadoras) naqueles territórios. Para tanto, dialogaremos com Fanon, Santos e outros. Esperamos que as discussões aqui implementadas possam contribuir para a ressignificação dos pensares e fazeres e para a construção de um currículo intercultural. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669
10.24933/horizontes.v37i0.669
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/669/369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019034
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439813492736