Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Luciana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Luísa Álvares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/89
Resumo: A nossa contribuição inscreve-se no quadro das investigações atinentes ao trabalho do professor e ao objeto ensinado. Área esta, na verdade, ainda pouco desenvolvida mesmo no plano internacional. Depois de uma breve apresentação das principais problemáticas teóricas norteadoras do nosso estudo, descreveremos a pesquisa empírica realizada. O estudo foi feito junto de seis professores – e das suas respetivas turmas – a lecionar língua portuguesa ao 6.º ano de escolaridade e procurámos analisar, precisamente, o trabalho do professor em sala de aula, centrando-nos na análise da forma como a introdução de uma nova ferramenta de ensino – no caso, uma sequência didática para a escrita do artigo de opinião –, a mobilizar pelo professor, poderia desencadeartransformações quer no plano das práticas de ensino propriamente ditas quer no próprio objeto de estudo ensinado. Assim, é nosso intuito, muito particularmente, fornecer dados que contribuam para a discussão em torno da importância das ferramentas de ensino de que o docente dispõe e/ou pode dispor, na sua práticas de ensino.Palavras-chave: ferramenta de ensino; ensino da produção escrita; sequência didática.The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom - the case of a didactic sequence AbstractOur contribution falls within the framework of the researchs about the work of the teacher and the taught object. This area, in fact, is still undeveloped even internationally. After a brief presentation of the main theoretical issues guiding our study, we will describe the empirical research. The study was conducted with six teachers - and their respective classes - of Portuguese language, in the 6th grade, and sought to analyze, precisely, the work of the teacher in the classroom, focusing on the analysis of how the introduction of a new teaching tool - in this case, a didactic sequence for writing an opinion article -, that will be mobilized by the teacher, could trigger changes both in terms of teaching practices or the taught object itself. Thus, it is our aim, more particularly, to provide data that contribute to the discussion on the importance of the teaching tools that the teacher could have in their teaching practice.Keywords: teaching tool; writing; didactic sequence.
id USF_c66e3bf84f1cb1574e2e7ee177d4155a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/89
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didáticaferramenta de ensinoensino da produção escritasequência didáticaA nossa contribuição inscreve-se no quadro das investigações atinentes ao trabalho do professor e ao objeto ensinado. Área esta, na verdade, ainda pouco desenvolvida mesmo no plano internacional. Depois de uma breve apresentação das principais problemáticas teóricas norteadoras do nosso estudo, descreveremos a pesquisa empírica realizada. O estudo foi feito junto de seis professores – e das suas respetivas turmas – a lecionar língua portuguesa ao 6.º ano de escolaridade e procurámos analisar, precisamente, o trabalho do professor em sala de aula, centrando-nos na análise da forma como a introdução de uma nova ferramenta de ensino – no caso, uma sequência didática para a escrita do artigo de opinião –, a mobilizar pelo professor, poderia desencadeartransformações quer no plano das práticas de ensino propriamente ditas quer no próprio objeto de estudo ensinado. Assim, é nosso intuito, muito particularmente, fornecer dados que contribuam para a discussão em torno da importância das ferramentas de ensino de que o docente dispõe e/ou pode dispor, na sua práticas de ensino.Palavras-chave: ferramenta de ensino; ensino da produção escrita; sequência didática.The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom - the case of a didactic sequence AbstractOur contribution falls within the framework of the researchs about the work of the teacher and the taught object. This area, in fact, is still undeveloped even internationally. After a brief presentation of the main theoretical issues guiding our study, we will describe the empirical research. The study was conducted with six teachers - and their respective classes - of Portuguese language, in the 6th grade, and sought to analyze, precisely, the work of the teacher in the classroom, focusing on the analysis of how the introduction of a new teaching tool - in this case, a didactic sequence for writing an opinion article -, that will be mobilized by the teacher, could trigger changes both in terms of teaching practices or the taught object itself. Thus, it is our aim, more particularly, to provide data that contribute to the discussion on the importance of the teaching tools that the teacher could have in their teaching practice.Keywords: teaching tool; writing; didactic sequence.Universidade São Francisco2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8910.24933/horizontes.v32i1.89Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/89/44Graça, LucianaPereira, Luísa Álvaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/89Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.090295Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
title Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
spellingShingle Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
Graça, Luciana
ferramenta de ensino
ensino da produção escrita
sequência didática
title_short Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
title_full Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
title_fullStr Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
title_full_unstemmed Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
title_sort Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
author Graça, Luciana
author_facet Graça, Luciana
Pereira, Luísa Álvares
author_role author
author2 Pereira, Luísa Álvares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Luciana
Pereira, Luísa Álvares
dc.subject.por.fl_str_mv ferramenta de ensino
ensino da produção escrita
sequência didática
topic ferramenta de ensino
ensino da produção escrita
sequência didática
description A nossa contribuição inscreve-se no quadro das investigações atinentes ao trabalho do professor e ao objeto ensinado. Área esta, na verdade, ainda pouco desenvolvida mesmo no plano internacional. Depois de uma breve apresentação das principais problemáticas teóricas norteadoras do nosso estudo, descreveremos a pesquisa empírica realizada. O estudo foi feito junto de seis professores – e das suas respetivas turmas – a lecionar língua portuguesa ao 6.º ano de escolaridade e procurámos analisar, precisamente, o trabalho do professor em sala de aula, centrando-nos na análise da forma como a introdução de uma nova ferramenta de ensino – no caso, uma sequência didática para a escrita do artigo de opinião –, a mobilizar pelo professor, poderia desencadeartransformações quer no plano das práticas de ensino propriamente ditas quer no próprio objeto de estudo ensinado. Assim, é nosso intuito, muito particularmente, fornecer dados que contribuam para a discussão em torno da importância das ferramentas de ensino de que o docente dispõe e/ou pode dispor, na sua práticas de ensino.Palavras-chave: ferramenta de ensino; ensino da produção escrita; sequência didática.The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom - the case of a didactic sequence AbstractOur contribution falls within the framework of the researchs about the work of the teacher and the taught object. This area, in fact, is still undeveloped even internationally. After a brief presentation of the main theoretical issues guiding our study, we will describe the empirical research. The study was conducted with six teachers - and their respective classes - of Portuguese language, in the 6th grade, and sought to analyze, precisely, the work of the teacher in the classroom, focusing on the analysis of how the introduction of a new teaching tool - in this case, a didactic sequence for writing an opinion article -, that will be mobilized by the teacher, could trigger changes both in terms of teaching practices or the taught object itself. Thus, it is our aim, more particularly, to provide data that contribute to the discussion on the importance of the teaching tools that the teacher could have in their teaching practice.Keywords: teaching tool; writing; didactic sequence.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/89
10.24933/horizontes.v32i1.89
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/89
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i1.89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/89/44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438893891584